Acontece na UniGuairacá
O que é fisioterapia aquática? Para que serve? por Franciele Amaral
Sensação de relaxamento e diminuição de dor são alguns dos benefícios trazidos a quem é submetido a uma sessão de fisioterapia aquática.
Por: admin
- 23/07/2019 13h30A fisioterapia aquática é uma especialidade da Fisioterapia reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia – COFFITO. Essa especialidade nada mais é que o emprego da água, com seus inúmeros princípios físicos, associado a exercícios que promovem a diminuição da dor e da rigidez, a melhora da força muscular, da coordenação e do equilíbrio, promove o alongamento e o relaxamento, enfim restabelece a funcionalidade ao paciente.
Vários pacientes podem se beneficiar da fisioterapia aquática. Quanto à idade são atendidas crianças, adultos e idosos; pacientes com alterações neurológicas como acidente vascular encefálico, lesão medular, paralisia cerebral, alterações do desenvolvimento motor, amiotrofias espinhais, distrofias musculares, entre outras. Pacientes com doenças traumato-ortopédicas e reumatológicas como pós-operatórios, fraturas, artrite e artrose.
Campion (2000) ilustra muito bem algumas das qualidades da fisioterapia aquática: “A água é divertida! A maioria das pessoas gosta da água e ela é uma parte integrante da vida. A água permite a qualquer um realizar movimentos incríveis que, se fossem realizados no solo apenas, poucos os fariam e com muita dificuldade”. Como isso é possível? A água pode ser utilizada tanto para gerar resistência e carga durante os exercícios, como para facilitar e ajudar movimentos que no solo são difíceis ou mesmo impossíveis.
Inúmeros são os relatos e as observações dos benefícios da fisioterapia aquática nas Clínicas Integradas Guairacá: pacientes com dores crônicas relatam diminuição da dor e menor uso de analgésicos com a fisioterapia na água. Melhora da caminhada e do equilíbrio em pacientes neurológicos e idosos. Há um paciente, em especial, portador de uma distrofia muscular que faz uso de cadeira de rodas para longas distâncias, andador para curtas distâncias, mas dentro da piscina caminha sem nenhum apoio ou ajuda e sua caminhada é com maior velocidade. O responsável por isso é o empuxo da água que auxilia a musculatura fraca a mover o corpo, pois as pernas e os braços diminuem seu peso dentro da água. Isso traz ao paciente imensa alegria e satisfação, pois na piscina ele tem autonomia e independência.
Outra observação importante é a aceitação por parte dos pacientes. Quase a totalidade encara a fisioterapia aquática como um tratamento divertido, diversificado e que promove a socialização. Isso é resultado dos atendimentos realizados, em que cada um de nossos estagiários, do último ano do curso de Fisioterapia, atende seu paciente na piscina. Então temos em média 6 estagiários com 6 pacientes em atendimento simultâneo que resulta em interação entre pacientes e profissionais, o que torna o momento mais descontraído.
A piscina para a fisioterapia aquática deve ter a água com uma temperatura termo neutra que é de 33º C podendo variar de 32 a 34º C. Valores abaixo disto são indicados para atividades esportivas como natação e hidroginástica. Valores acima associados ao exercício mesmo que leve provocam mal estar e alterações na pressão arterial.
Uma observação importante é que na fisioterapia aquática o paciente deve ser acompanhado pelo fisioterapeuta que também deve estar dentro da piscina. Em casos de atendimentos em grupo, como pacientes com osteoartrose que fazem acompanhamento para manutenção do quadro clínico, é necessário ter ao menos um fisioterapeuta dentro da piscina. Pode até ter um profissional na borda orientando os exercícios terapêuticos, mas é obrigatório que tenha um ou mais profissionais junto com o grupo de pacientes. Se não for dessa forma, não é fisioterapia aquática.
Nossos atendimentos ocorrem nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 8h as 11h40 no setor de Fisioterapia Aquática das Clínicas Integradas Guairacá. Nossa equipe é formada pelos estagiários do último ano do curso de Fisioterapia e pela professora supervisora de estágio do setor.
Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Franciele Aparecida Amaral
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste
Especialista em Fisioterapia Osteopática pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos
Mestre em Ciências da Saúde Interdisciplinar pela Universidade Estadual de Ponta Grossa
