Acontece na UniGuairacá
O que muda em nossas vidas com a nova tecnologia 5G? Por Carlos Eduardo Iatskiu
Afinal, o que é a 5G e o que isso muda em nossas vidas?
Por: Poliana Kovalyk
- 26/07/2022 15h49Algo que vem sendo muito comentado nos últimos tempos é sobre a nova tecnologia 5G que está prestes a chegar em todo o país. Em uma acirrada disputa, onze empresas ganharam pelo menos um lote do leilão e terão 20 anos para explorar a mesma. A 5G começa a ser disponibilizada agora para todas as capitais do país e rolam boatos que Guarapuava será a primeira cidade do interior a fornecer o novo recurso.
Vimos também muitos boatos em torno desse assunto, e não só no Brasil, mas em todo o mundo. Você com toda certeza já se deparou com desinformações de que as antenas fazem mal à saúde, ou até mesmo, que pode matar pássaros e espalhar COVID. Essas fake news tomaram tanta proporção que a ANATEL foi obrigada a lançar nota desmentido muitos dos rumores que surgiram por aí.
Afinal, o que é a 5G e o que isso muda em nossas vidas?
A rede 5G é a quinta geração das redes móveis. Trata-se de um grande salto evolutivo em relação à rede que é empregada atualmente, chamada 4G. A rede 5G vem sendo desenvolvida para comportar o crescente volume de informações trocado diariamente por bilhões de dispositivos sem fio espalhados mundialmente.
As redes da 4ª geração, utilizadas atualmente em algumas regiões do Brasil, são capazes de entregar uma velocidade média de conexão de, aproximadamente, 33 Mbps. Estima-se que o 5G será capaz de entregar velocidades 50 a 100 vezes maiores, podendo alcançar até 10 Gbps. Entre diversas mudanças que a 5G pode trazer, é possível citar:
• As redes 5G devem consumir até 90% menos energia que as redes 4G atuais;
• Os tempos de conexão entre aparelhos móveis devem ser inferiores a 5 ms (milissegundos), face à latência de 30 ms das redes 4G;
• O número de aparelhos conectados por área devem ser 50 a 100 vezes maior que o atual;
• Devem ser realizados aumentos drásticos na duração da bateria de dispositivos rádio receptores.
A nova tecnologia permitirá conectar diversos dispositivos ao mesmo tempo, além de ser mais confiável e segura. Isso vai gerar impacto em setores como a telemedicina (cirurgias à distância, por exemplo), educação à distância, automação industrial e agrícola, um dos responsáveis pela sustentação econômica do Brasil. A chamada “indústria 4.0” permitirá uma linha de produção completamente automatizada e avanços na robótica.
Serviços como transporte por aplicativos, por exemplo, devem ser revolucionados e devem oferecer novas funcionalidades e serviços. Cidades inteligentes poderão ser planejadas: iluminação pública automática, sensores meteorológicos, centrais de segurança, entre outras novidades futurísticas. Já em casa, seria possível conectar diversos aparelhos eletrônicos inteligentes, como geladeira, televisão, iluminação, etc.
Então, está na hora de parar de acreditar nas fake news e apoiar para que o processo de implantação dessa tecnologia ocorra o quanto antes, pois os benefícios que ela tem por trazer para vida da população é extremamente significativa.