Acontece na UniGuairacá
‘Parada e reanimação cardiorrespiratória’ pauta primeira sessão de estudo de caso nas Clínicas Integradas
Por: admin
- 30/03/2017 16h36Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Parada e reanimação cardiorrespiratória. Esse foi o tema trabalhado nessa quinta-feira, 30, durante a primeira sessão de estudo de caso do ano nas Clínicas Integradas Guairacá.
Segundo o professor Luiz Alfredo Braun Ferreira, coordenador clínico do centro de especialidades da instituição, os estudos de caso possuem importância fundamental na formação dos futuros profissionais da área da saúde. “A nossa intenção é de trazer o problema do paciente para uma discussão em diversas áreas, pensando nos benefícios que ele pode ter com esse atendimento multidisciplinar ou multiprofissional. Por isso, os nossos estudos de caso têm tido aceitação e muito sucesso”.
O professor Luiz afirmou que a proposta desse primeiro encontro do ano foi de capacitar os estudantes para possíveis situações ocorridas no dia a dia, principalmente dentro do centro de especialidades. À frente das discussões e simulações esteve a professora Fernanda Eloy, que possui ampla experiência hospitalar, na reanimação de neonatos e pacientes adultos.
No evento, foram abordadas as manobras de reanimação cardíaca e pulmonar, posicionamento nas compressões torácicas, instruções automáticas e desfibrilação cardíaca. Também foram feitas simulações realísticas, onde os estudantes puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos. “O objetivo da atividade foi de debater situações de emergência. Os pacientes críticos podem ter de uma hora para outra um mal súbito e os profissionais da saúde precisam saber agir nessa situação, conduzindo a equipe e realizando manobras corretas de reanimação”, completou Fernanda.
Nos próximos meses, durante os estudos de caso das Clínicas Integradas Guairacá, serão abordados os seguintes temas: riscos da farmacoterapia e o profissional da saúde no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis.
