Acontece na UniGuairacá
UniGuairacá sedia 2º Workshop sobre o Transtorno do Espectro Autista
O objetivo do encontro foi ambientar os servidores na utilização da escala M-CHAT.
Por: Poliana Kovalyk
- 07/07/2023 14h00A UniGuairacá Centro Universitário foi sede, nesta quinta-feira, 06, do 2º Workshop sobre o Transtorno do Espectro Autista. Se no primeiro encontro o foco foi introduzir o assunto, desmistificar preconceitos e padronizar o conhecimento, nesse segundo momento a preocupação foi avançar no conteúdo da informação.
A formação se faz importante na medida que a qualificação dos servidores seja melhorada e haja avanços desses profissionais quanto a especialização do espectro autista o mais precocemente possível. Os participantes em questão são os servidores públicos das 33 unidades básicas de saúde de Guarapuava, entre eles estão também psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.
A pauta se concentrou na escala M-CHAT, que é um dos testes mais usados no diagnóstico do autismo, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. O diagnóstico precoce do autismo é fundamental para um tratamento eficaz e os testes auxiliam nesse processo.
Mônica da Silva Tavares, diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação, que também é mestranda na UniGuairacá, fala um pouco a respeito do conteúdo e da importância em abordar esse tema. “Hoje a gente pretende demonstrar como que será o funcionamento, a utilização dessa ferramenta no sistema que já utilizamos, que é o sistema de prontuário eletrônico, onde todo munícipe que é atendido nas nossas unidades fica com todas as informações registradas nesse sistema. Então o M-CHAT vem com essa proposta de fazer identificação o mais breve possível, para que então a reabilitação ou até ações de estimulação precoce possam ocorrer".
Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Terapia Ocupacional
Um dos profissionais que pode fazer a diferença no atendimento a pessoas com TEA é o terapeuta ocupacional. O curso é novidade na UniGuairacá. Ele é ofertado na modalidade EAD com metodologia híbrida, com aulas teóricas online e atividades práticas presenciais. As inscrições já estão abertas. Os interessados podem obter mais informações e se inscrever clicando aqui.
