Pelotão Esperança
Uma parceria da UniGuairacá vem proporcionando aos jovens do projeto Pelotão Esperança qualificação social e profissional através da inclusão digital. Eles participam de aulas de informática nos laboratórios da instituição.
O projeto Pelotão Esperança iniciou seus trabalhos em 1998. Os alunos permanecem por no máximo dois anos e, durante esse período, participam de várias atividades no contraturno escolar. Essas atividades têm como objetivo propiciar melhores condições de vida, trabalhando a sua autoestima, incentivando-os à adoção de um comportamento disciplinado e incrementando a sua sociabilidade e o companheirismo.
A UniGuairacá é parceira do projeto. Segundo a professora Regiane Orlovski, que coordena as atividades na instituição, a informática tem se apresentado não apenas como uma ferramenta de auxílio no desenvolvimento de tarefas, mas sim como uma tendência à nível de mundo, interferindo em todas as áreas do conhecimento, em especial no desenvolvimento escolar. “Com o intuito de aproximarmos o aluno do universo da informática, durante as aulas são aplicados conteúdos contextualizados, num processo de construção de conhecimentos, ampliação de informações e sistematização de reflexões através da produção de textos no computador, tendo uma mescla de teoria e prática”.
São atendidos adolescentes de 12 a 14 anos de idade, em aulas semanais de uma hora de duração.