Acontece na UniGuairacá
Professora Carla, do Colegiado de Pedagogia da Guairacá, defende Tese de Doutorado
Seu trabalho intitula-se ‘Intervenção Pedagógica para o Desenvolvimento Cognitivo e Moral de Adolescentes com Deficiência Intelectual’.
Por: admin
- 05/09/2019 16h28Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Na última segunda-feira, 02, a professora Carla Maria de Schipper, do Colegiado de Pedagogia da Faculdade Guairacá, defendeu sua Tese de Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. O trabalho intitula-se ‘Intervenção Pedagógica para o Desenvolvimento Cognitivo e Moral de Adolescentes com Deficiência Intelectual’. A banca avaliadora contou com a presença das professoras Carla Luciane Blum Vestena (Unicentro), Telma Pileggi Vinha (Unicamp), Maria de Fátima Joaquim Minetto (UFPR), Tania Stoltz (UFPR) e Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby (Unicentro).
De acordo com a docente, a Tese foi empreendida com a crença de que um trabalho sistematizado metodologicamente e que protagoniza o aluno com Deficiência Intelectual (DI) como agente produtor de seu conhecimento e raciocínio promove desenvolvimento intelectual e moral. “A proposta foi de elaborar, desenvolver e avaliar um programa pedagógico sistematizado em metodologias ativas e problematizadoras para o desenvolvimento cognitivo e moral de adolescentes com DI durante um ano letivo. Os resultados foram surpreendentes”, destacou.
Dentre as atividades de intervenção da Tese, a professora desenvolveu um projeto de extensão que teve por objetivo utilizar os espaços, os profissionais e acadêmicos da Faculdade Guairacá como forma de oportunização de ensino ativo, concreto e prático a alunos com deficiência intelectual da escola pesquisada. O projeto também proporcionou aos acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas momentos de aprofundamentos práticos das bases epistemológicas e teóricas no que se refere à educação especial do aluno com D.I.
Os acadêmicos de Pedagogia da instituição acompanharam os alunos na sede da escola três dias por semana. Já os acadêmicos de Ciências Biológicas trabalharam em datas pré-estabelecidas os conteúdos de ciências nos laboratórios da Faculdade Guairacá. “Todas as atividades desenvolvidas trouxeram contribuições positivas tanto na cognição, quanto no desenvolvimento moral das crianças com DI”.
Parabéns, professora Carla, nova Doutora em Educação!
