Acontece na UniGuairacá
Professores da UniGuairacá e Unicentro formam parceria para lançamento de livro inédito
O livro foi lançado em dezembro e conta parte da história do município de Turvo.
Por: Viviane Moreira
- 06/01/2025 13h22O final de 2024, no município de Turvo, foi marcado pelo lançamento do livro “Turvo – da comunidade do passado ao município do presente”, uma contribuição entre o professor Orlando Pilati da UniGuairacá Centro Universitário e do professor Cláudio César de Andrade, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
A obra traça a história política e social do município de Turvo. Os autores discutem desde o papel do historiador e da historiografia; exploram o contexto político em que se construiu a primeira escola pública; a contribuição de movimentos religiosos vinculados ao desenvolvimento local; apontam a criação da sede urbana; o processo político que levou à emancipação; o inventário das eleições municipais; e até o protagonismo da câmara municipal.
Veja também
- Conquista UniGuairacá: formanda de Fisioterapia é convocada no concurso público
- Campus Irati: Resultado do processo seletivo para admissão de professor não titular
- UniGuairacá é a instituição de ensino que mais oferece bolsas através do Enem na região
- Conheça as opções de bolsas e financiamentos da UniGuairacá
O lançamento foi realizado na solenidade de encerramento do segundo mandato do ex-prefeito de Turvo, Jerônimo Gadens do Rosário. Durante o evento, a autoridade compartilhou as principais obras realizadas, as dificuldades enfrentadas e as conquistas durante os 8 anos na prefeitura. O livro lançado, entretanto, não se restringe à sua gestão.
Segundo o professor Orlando, o saldo final desta obra é "que homens e mulheres de boa vontade, com teorias e práticas distintas souberam zelar pela união, pelo pertencimento à casa de todos e sobretudo pela construção. Uma forma de vida especial, incomum, talvez mesmo singular, um modo de viver junto, de se relacionar com os outros e de ganhar com a presença deles, em relação ao qual os moradores de Turvo souberam avaliar a adequação/decência do mundo pelo qual são feitos ao mesmo tempo que o fazem".
Os autores esperam que o livro seja inspiração para as próximas gerações, para que, sem esquecer as origens, construam os novos horizontes desafiadores que o mundo contemporâneo lança aos turvenses.