Acontece na UniGuairacá
Projeto África: estudantes e professores da UniGuairacá fazem última reunião antes da viagem
A equipe de voluntários da UniGuairacá irá trabalhar na prestação de serviços odontológicos.
Por: Poliana Kovalyk
- 29/09/2023 15h38Nesta sexta-feira, 29, acadêmicos e professores de Odontologia da UniGuairacá Centro Universitário se reuniram para finalizar os preparativos antes de embarcar em uma missão na África.
O projeto voluntário, intitulado ‘Semeadores da África’ é realizado em Manhiça, Moçambique. São duas escolas comunitárias que atendem crianças de 3 até 14 anos, com alfabetização, alimentação, assistência social, dentre outros. A equipe de voluntários da UniGuairacá irá trabalhar na prestação de serviços odontológicos.
A Vice-reitora e Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UniGuairacá, Prof. Dra. Kelly Cristina Nogueira Soares, falou sobre a iniciativa. "Esse projeto de responsabilidade social chegou até a instituição através de nossa ex-aluna do curso de Psicologia, Hezieli Cacia da Silva Oliveira, que há cerca de três anos reside em Moçambique. Ela pediu ajuda para serviços de saúde na área odontológica. Essa é uma prioridade, pois a região carece muito".
De acordo com a Vice-reitora, o projeto ‘Semeadores da África’ representa não apenas um compromisso com a responsabilidade social, mas também uma oportunidade de enriquecimento na formação acadêmica e pessoal dos participantes, que embarcarão nesta missão no próximo domingo, 1º de outubro.
Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Tamanha relevância, o projeto mobilizou toda comunidade acadêmica, com campanhas de arrecadação, como giz de cera, lápis de cor e kits de higiene bucal, em um esforço para atender às necessidades urgentes da comunidade local.
Thaisa dos Santos, uma das acadêmicas que participa da missão, compartilhou suas motivações. "Eu escolhi fazer parte deste projeto porque ajudar as pessoas sempre foi algo que desejei profundamente. A odontologia não trata apenas dos dentes, mas também da autoestima. Já encontrei pessoas que tinham vergonha de sorrir, e como uma pequena ajuda minha, ficaram felizes”. A expectativa é de fazer uma diferença significativa com esse trabalho voluntário. “Este projeto tem muito a acrescentar para nós, acadêmicos, e também para transformar a vida deles e a nossa própria ao retornar após essa maravilhosa experiência, levando não apenas materiais, mas também amor".
