Acontece na UniGuairacá
Projeto de apoio à adoção da UniGuairacá é tema de artigo publicado em revista internacional (A4)
O Gama existe há mais de 10 anos na instituição e trabalha na preparação psicológica de pessoas que desejam adotar.
Por: Poliana Kovalyk
- 19/10/2023 14h15Os professores Monica Adriane Barbosa e Weslley Kozlik Silva, juntamente com a egressa Luana Maximo Gasperotto, do Colegiado de Psicologia da UniGuairacá Centro Universitário, publicaram artigo na Revista espanhola Contribuciones a Las Ciencias Sociales (A4).
A pesquisa, intitulada ‘Entre medos e desejos: representações sociais identificadas em um grupo de apoio à adoção’, foi baseada no projeto de extensão Gama (Grupo de Apoio Multifamiliar à Adoção).
A professora Monica explicou que o projeto existe há mais de 10 anos na instituição, e conta com a parceria do SAIJ (Serviço Auxiliar da Infância de Guarapuava) e do Tribunal de Justiça do Paraná. “Trabalhamos com a preparação psicológica de pessoas que desejam adotar. Deste projeto, colhemos muitas informações e sistematizamos estudos. Um deles resultou no TCC da egressa Luana, e que posteriormente foi transformado em artigo e aceito para publicação”.
O artigo publicado aborda os principais medos relatados por postulantes à adoção, em relação à história pregressa da criança, e analisa como esses medos estão alicerçados na história da adoção no Brasil.
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Sobre a Revista
A Revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales é uma publicação eletrônica (ISSN 1988-7833) e atualmente possui Estrato QUALIS CAPES A4. O Qualis é um sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere às publicações em periódicos acadêmicos. Esta avaliação é quadrienal e verifica a relevância dos artigos publicados por meio das citações de outros autores.
Os indicativos vão de A1 (estrato mais elevado) a C (menos elevado). O QUALIS CAPES A4 significa que a revista tem visibilidade e grande impacto.
Para os pesquisadores da UniGuairacá, a publicação em revista de tamanha importância no meio acadêmico traz reconhecimento.