Acontece na UniGuairacá
Psicologia da Guairacá realiza intervenção com pacientes com fibromialgia
O trabalho é destinado a pessoas com o diagnóstico de fibromialgia. Esta síndrome clínica é caracterizada por dores crônicas no corpo.
Por: admin
- 30/09/2019 19h29Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Você conhece alguém com fibromialgia? Acadêmicos do curso de Psicologia da Faculdade Guairacá realizam um trabalho destinado a pessoas com o diagnóstico desta síndrome clínica e seus familiares. A doença é caracterizada por uma dor crônica no corpo, podendo atingir a região do pescoço, ombros, cotovelos, mãos, peito, na base da coluna, quadris, joelhos e pés.
De acordo com a professora Luciane Puerari, a fibromialgia é relativamente recente e difícil de ser diagnosticada. “São características peculiares e um diagnóstico que exige uma avaliação clínica minuciosa, pois os exames não revelam o diagnóstico ou não são suficientes para explicar tamanha dor”. A especialidade médica que cuida dessa doença é a reumatologia, mas o apoio psicológico é essencial no tratamento.
A intervenção será feita com os acadêmicos das disciplinas de Promoção de Saúde, ministrada pela professora Mônica Adriane Barbosa, e Ação Social no Estágio Profissional I, com a professora Luciane. “O principal objetivo é promover uma reflexão para além da doença, evidenciando potencialidades pessoais, trabalhando o vínculo, a escuta, o acolhimento, a troca de experiências e a manifestação subjetiva como instrumentos de promoção da saúde”, afirma Luciane. A iniciativa também busca promover a troca de experiências e inclusão, além de proporcionar a escuta terapêutica e um espaço humanizado de acolhimento e contenção de angústias, medos e incertezas.
O encontro acontecerá no dia 06 de outubro, às 15 horas, no Parque do Lago. Os interessados em participar das discussões podem entrar no grupo do WhatsApp através do link.
