Acontece na UniGuairacá
Psicologia UniGuairacá realiza 6º Fórum de Saúde Mental - Luta Antimanicomial
O evento contou com diversos palestrantes e teve o apoio do Centro Acadêmico.
Por: Viviane Moreira
- 21/05/2025 17h13Com a iniciativa da coordenação e do colegiado, o curso de Psicologia da UniGuairacá Centro Universitário realizou o VI Fórum de Saúde Mental - Luta Antimanicomial. Organizado pelo professor Antonio Alexandre Pereira, o evento durou dois dias, reuniu alunos de todos os períodos e também alguns do curso de Serviço Social da Unicentro e contou com o apoio do Centro Acadêmico de Psicologia.
Há muito tempo os profissionais de saúde possuem uma preocupação em denunciar a presença de manicômios, além de propor alternativas e criar dispositivos de saúde mais humanizados, por isso falar sobre esse tema continua sendo relevante para a sociedade. “A gente faz essa menção no curso de Psicologia tradicionalmente. Então a ideia é falar um pouquinho de saúde mental e falar desses dispositivos que hoje a gente tem para atender as pessoas em sofrimento, como alternativa ao manicômio”, comenta o professor Antonio.
A luta contra o discurso manicomial é dever de todo o psicólogo, por isso a importância de tratar esse tema com o curso de psicologia. “Esse Fórum de Saúde Mental marca o empenho do colegiado do curso de Psicologia em repetir a importância de falar sobre isso. Enquanto a gente estiver aqui, enquanto essa geração estiver aqui, a gente vai continuar falando. Enquanto tiver falta de liberdade, falta de acolhimento, desumanidade nos atendimentos e formas de cuidado que não garantam a dignidade, a gente precisa falar sobre isso”, ressalta a coordenadora do curso de Psicologia, professora Monica Barbosa.
Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Durante os dois dias, os estudantes presenciaram cinco palestras sobre diferentes temáticas, que foram desde violência doméstica até saúde mental na universidade. “A gente tem sempre que cuidar do bem estar e do psico social das pessoas. O aluno que está começando, ele tem que se familiarizar com esses tempos. E aquele que já está no final do curso tem que continuar se comprometendo e precisa assumir esse compromisso enquanto profissional. Com isso, todos podem pensar que é possível tratar as pessoas em sofrimento de uma maneira mais humana, mais respeitosa e mais digna”, finaliza o professor Antonio.
Falar sobre a luta antimanicomial é crucial, pois ela defende a dignidade e os direitos humanos de pessoas com transtornos mentais, combatendo a exclusão e a segregação em manicômios. Além de promover a criação de serviços de saúde mental comunitários, baseados na liberdade, autonomia e inclusão social. Ao adotar um modelo de cuidado baseado na liberdade e na inserção social, essa luta contribui para uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos têm direito a receber cuidados e tratamentos adequados, sem terem seus direitos básicos violados.
