Acontece na UniGuairacá
Saída de campo leva acadêmicos ao Canyon Guartelá
Por: admin
- 26/06/2015 13h10Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Acadêmicos de Ciências Biológicas da Faculdade Guairacá realizaram no último sábado, 20, uma saída de campo para o Parque Estadual do Canyon Guartelá, localizado no município de Tibagi.
Segundo a professora Cristiane Kiel, uma das organizadoras do evento, com o intuito de promover a interdisciplinaridade, a atividade extraclasse é de suma importância para o processo de ensino aprendizagem e para a formação profissional do aluno, bem como, o reconhecimento in loco dos conteúdos aprendidos em sala. “Numa viagem como essa, ao Parque Estadual do Canyon Guartelá, além da integração entre os acadêmicos de diferentes períodos, a interdisciplinaridade que o local visitado permite é de extrema importância, justamente para perceber que o trabalho em conjunto é o que favorece os melhores resultados”.
A visita proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de conhecer espécies da fauna e flora, observar a biogeografia local, bem como colocar em prática o uso de termos específicos dentro de disciplinas como Biogeografia, Ecologia, Botânica e Zoologia.
O Canyon Guartelá apresenta características importantes, uma vez que possibilita observar áreas preservadas, alteradas e recuperadas. Conforme destacou a professora Cristiane, espaços educativos como esse podem ser utilizados como uma grande sala de aula ao ar livre podendo aqui extrapolar as diversas disciplinas. A professora ainda ressalta que esse tipo de visita ajuda os alunos a definirem campos de atuação para pesquisas, pois os coloca em contato direto com as possibilidades visto que na área das biológicas existem diversas opções para se trabalhar. “A formação do profissional de Ciências Biológicas deve ir além da sala de aula, passando pelos laboratórios e pelos espaços abertos que os coloca em contato direto com a natureza”.
Organização da viagem: Cristiane Kiel e Joelmir Mazon
Fotos: professores e acadêmicos de Ciências Biológicas
