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Seminário de educação não-formal tem início na Guairacá

Por: admin

- 25/04/2017 14h28

Nessa segunda-feira, 24, teve início na Faculdade Guairacá o ‘Seminário de educação não-formal: além dos muros escolares’. O seminário tem como proposta aprofundar a compreensão da educação não-formal como prática social que se desenrola para além da escola. Para dar início ao evento, a professora Jaqueline Puquevis de Souza, do Colegiado de Psicologia da Faculdade Guairacá, falou sobre o importante trabalho desenvolvido no Patronato Unicentro. O programa atende cidadãos que tiveram algum conflito com a lei, oferecendo espaços e projetos para que eles tenham oportunidades de reconstruir suas vidas. “Por meio da aplicação de projetos socioeducativos, o Patronato leva os egressos do sistema prisional a refletir sobre suas atitudes. Acreditamos que esse trabalho possui uma efetividade muito maior do que apenas enclausurar”, disse a professora, que trabalha no programa como orientadora na parte da psicologia. Joice Tesseroli Fadel é egressa de Pedagogia da Guairacá e esteve presente no seminário para contar sua experiência no Patronato. “O Brasil tem a 4ª maior população carcerária do mundo. Esse dado mostra que nosso sistema prisional é falho e só piora a situação do indivíduo na sociedade. Nessa questão, posso afirmar que o Patronato transformou minha visão como pedagoga, me fazendo refletir sobre a responsabilidade que temos na formação de cidadãos, desde a escola”. A professora e pedagoga Bianca Raquel Garcia Pereira, coordenadora administrativa das Clínicas Integradas Guairacá, fechou as discussões da noite, destacando a importância do pedagogo em espaços não-formais, principalmente em ambientes hospitalares. Bianca explicou que a pedagogia hospitalar chegou ao Brasil por volta de 1950, mas começou a ser discutida somente depois de 2003, por meio da campanha ‘Humaniza SUS’ promovida pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de integrar funcionários, usuários e gestores, preconizando um atendimento que vise o bem-estar físico, social e emocional dos clientes. A professora afirmou que hoje essa é uma área em plena expansão. “A pedagogia hospitalar é um ramo da educação que proporciona à criança e ao adolescente hospitalizado uma recuperação consistente através de atividades lúdicas, pedagógicas e recreativas. O papel do pedagogo nesse ambiente hospitalar é muito maior do que podemos dimensionar”.