Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Tradição e renovação: Enfermagem da UniGuairacá realiza Cerimônia de Passagem da Lâmpada

A lâmpada representa a assistência dos enfermeiros a todos aqueles que necessitam de cuidados em saúde.

14/12/2023 13h28

Nesta quarta-feira, 13, ocorreu a tradicional Cerimônia de Passagem da Lâmpada, que marca o encerramento das atividades do curso de Enfermagem da UniGuairacá Centro Universitário.

A Passagem da Lâmpada é uma cerimônia tradicional em que os professores passam a lâmpada para os alunos, que ao aceitarem, reafirmam seus compromissos com o valor e responsabilidade da profissão.

A lâmpada foi adotada como símbolo da enfermagem em referência à Florence Nightingale, que durante a Guerra da Criméia (1853-1856) trabalhou como voluntária na assistência aos feridos, fazendo rondas noturnas pelos campos de batalha com uma lâmpada na mão. Por essas ajudas, os soldados a eternizaram como 'Dama da Lâmpada'.

A professora e coordenadora de Enfermagem da instituição, Talita Bischof, ressalta a importância da cerimônia para a formação dos alunos. "É a passagem da graduação para formação. O professor passa a lâmpada para o aluno em um momento simbólico, porque quer dizer que ele está pronto para atuar na profissão".

O evento foi recheado de emoção entre formandos, pais e familiares que estiveram presentes. Para Iraty Gonçalves, a ocasião é única depois de uma jornada de 5 anos. "É um momento indescritível para nós, por tudo que a gente teve que abrir mão e por ter conseguido chegar aqui em meio a tantas dificuldades. Nós agradecemos aos nossos familiares, professores e a UniGuairacá".

Para a estudante Daiane Padilha, o sentimento também é de muita gratidão por toda força. "Foram 5 anos de muita caminhada, deixamos de lado muitas coisas para que nesse momento a gente pudesse estar aqui realizando um sonho, nada é mais importante do estamos vivendo hoje. Saímos daqui com o coração cheio de gratidão".