Acontece na UniGuairacá
Um novo olhar para a matemática, por Márcia Raquel Rocha
O ensino da matemática passou por grandes mudanças. Já não cabe na atual conjuntura apenas repetir modelos pré-definidos.
Por: admin
- 05/11/2018 20h40Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
O ensino da matemática passou por grandes mudanças desde o Movimento Internacional na década de 1960. O chamado ‘Movimento da Matemática Moderna’ propunha a objetividade e o rigor dos fundamentos da teoria de conjuntos e da álgebra.
Atualmente, o ensino da matemática se preocupa além do rigor matemático, estimular nos estudantes o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Destes pressupostos surgem várias vertentes pedagógicas privilegiando acima de tudo o pensamento crítico do aluno. Com isso, o aluno passa a ser agente ativo da sua aprendizagem, pois não recebe tudo pronto.
Já não cabe na atual conjuntura apenas repetir modelos pré-definidos. Neste novo cenário, o aluno precisa ler, interpretar, pensar e resolver os problemas e, para isso, necessita de todo o rigor que a matemática exige. Desta forma, não é suficiente aprender a ‘fazer cálculos’, é preciso antes pensar em qual será a melhor estratégia para resolver o exercício proposto, tendo assim, uma aprendizagem significativa.
Márcia Raquel Rocha
Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste
Especialista em Ensino da Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste
Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná
