Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

UniGuairacá lança oficialmente a campanha Novembro Vermelho, de conscientização do câncer bucal

O câncer de boca representa um problema de saúde pública devido aos diagnósticos tardios e as taxas de morbimortalidade.

Por: Poliana Kovalyk

- 05/11/2021 14h28

A UniGuairacá Centro Universitário lançou oficialmente a campanha Novembro Vermelho deste ano. O lançamento foi feito durante coletiva de imprensa nessa quinta-feira, 04. Logo após, foi realizada a live 'Câncer bucal: o que é, de fato? como evitar? Como identificar precocemente?

O câncer de boca representa um problema de saúde pública devido aos diagnósticos tardios e as taxas de morbimortalidade. No Brasil, a incidência de câncer bucal é considerada uma das mais altas do mundo, estando entre os seis tipos de câncer mais comuns que acometem o sexo masculino e entre os oito mais recorrentes no sexo feminino. Pode ser considerado o câncer mais comum da região de cabeça e pescoço, excluindo-se o câncer de pele.

Novembro é o mês destinado à conscientização da importância de prevenir e combater precocemente o câncer bucal. O diagnóstico tardio pode resultar em prognóstico desfavorável, visto que, em estágio avançado, quando não leva a óbito, provoca mutilações e deformidades no indivíduo.

Essa é uma iniciativa do Colegiado de Odontologia da UniGuairacá, por meio das professoras Ana Paula Prestes Virmond Traiano e Sandra Mara Matnei, e que acabou ganhando o apoio do Governo do Estado do Paraná (Lei 19868/2019). A proposta está em sintonia com a Organização Mundial da Saúde (OMS) que estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em cerca de 25% até 2025.

Por meio de diversas ações ao longo do mês, a instituição visa proporcionar educação em saúde para maior conhecimento sobre o câncer bucal. Visa, também, oferecer atendimento multidisciplinar para melhora da qualidade de vida da população, além de estimular acadêmicos envolvidos no projeto para uma busca constante por aperfeiçoamento.

A campanha Novembro Vermelho recebe o apoio do Serviço de Cirurgia e T. Buco-Maxilo-Facial, do Hospital Erasto Gaertner, da equipe de profissionais do Hospital São Vicente de Guarapuava, CFO, CRO, ABO, ACPAC, Prefeitura Municipal e SESA.