Acontece na UniGuairacá
UniGuairacá na África: voluntários iniciam atividades de saúde bucal em Moçambique
Professores e acadêmicos irão trabalhar na prestação de serviços odontológicos durante duas semanas.
Por: Poliana Kovalyk
- 06/10/2023 16h52Professores e estudantes do curso de Odontologia da UniGuairacá Centro Universitário chegaram essa semana à Manhiça, Moçambique, na África, para uma jornada de trabalho voluntário.
A experiência tem sido edificante para todos: tanto de tratamento e educação em saúde bucal nas comunidades locais, como também de troca cultural e humana que tem enriquecido as vidas dos voluntários.
Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Camila Lima Matnei, uma das voluntárias, compartilhou suas impressões sobre os primeiros dias de atividade na África. “Termino o dia extremamente grata, muito feliz por tudo que a gente conheceu, pelo contato com as crianças, está sendo algo bem especial. Estou ansiosa para poder ajudá-las de verdade”. A emoção de Camila reflete a conexão genuína que os voluntários estão estabelecendo com as comunidades moçambicanas.
Rafaella Santos, outra participante do projeto, ressaltou como a experiência está sendo diferente de seu dia a dia no Brasil. “Eu sempre digo que onde a gente vai para ensinar, a gente sempre aprende muito. Hoje foi um desses dias. A alegria dessas crianças é contagiante, independente das dificuldades que estão passando, sempre estão com um sorriso no rosto”.
A estudante Thaisa dos Santos destacou que a calorosa recepção das comunidades locais está tornando a estadia dos voluntários ainda mais significativa. “Não sei nem descrever com palavras, porque é um misto de sentimento. Está sendo incrível toda essa experiência. As pessoas muito receptivas. Estou com o coração cheio de alegria”.
