Acontece na UniGuairacá
UniGuairacá realiza a Semana Interna de Prevenção em Acidentes de Trabalho
A prevenção e conscientização são a garantia de viver bem no ambiente de trabalho.
Por: Poliana Kovalyk
- 11/07/2023 20h00A UniGuairacá Centro Universitário através do CIPA está realizando o SIPAT que é a Semana Interna de Prevenção em Acidentes de Trabalho, uma série de treinamentos com o quadro de servidores da instituição.
Durante toda a semana a programação se baseia em palestras com assuntos que se encaixam na temática de identificação, prevenção e conscientização. Nesta terça-feira(11), os servidores receberam a Dra. Maíra Esperandio Santos Muniz para conversar sobre Síndrome Metabólica, que descreve um conjunto de fatores de risco que se manifestam no indivíduo e aumentam as chances de desenvolverem doenças cardíacas, derrames e diabetes.
Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
No Brasil, uma pessoa morre a cada 3 horas e 40 minutos devido a um acidente de trabalho, segundo dados do Ministério Público do Trabalho (MPT). Com isso a importância das empresas aderirem aos treinamentos que além de prevenir, identificam riscos iminentes no local de trabalho e leva informação e conscientização para todos os funcionários.
Para a Dra. Maíra que tem especialização em endocrinologia, conta que a importância de abordar esses temas centra-se exatamente na conscientização “A gente tem uma uma falsa impressão de que só tem que se preocupar quando a doença se estabelece, mas a síndrome é um sinal de alerta para já começar a se cuidar e ter mais qualidade de vida e mais longevidade”.
A CIPA, vem então com o papel de prevenir acidentes e doenças causadas em função do trabalho, além disso, ela é composta tanto por empregados como por empregadores. Toda empresa que possui um quadro acima de 20 funcionários tem como uma exigência legal realizar esse treinamento.
