Visita técnica à Floresta Nacional de Irati: conhecendo a floresta com araucária

Públicado em 09/04/2018
Imprimir
visita técnica

O Colegiado de Ciências Biológicas da Faculdade Guairacá promoveu uma visita técnica à Floresta Nacional de Irati (Flona de Irati), gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Fernandes Pinheiro-PR.

A atividade foi coordenada pelo professor Joelmir Augustinho Mazon, que destacou a importância. “Dentre as principais atividades profissionais que podem ser realizadas por biólogos é a gestão e pesquisa em Unidades de Conservação”. Tendo isso em vista, os alunos do 1º, 3º e 5º Período puderam vislumbrar na teoria e na prática o que é uma unidade de conservação de uso sustentável de nível nacional, sua administração e infraestrutura, além de atributos estudados em Sistemática, Anatomia e Morfologia Vegetal, Geologia e Ecologia de Populações e Comunidades, através do contato com a estrutura da FLONA, explanações do professor Joelmir e do gestor de UC Ademar Brandalise.

De acordo com o professor, a circulação pelas trilhas do local propiciou o conhecimento e análise comparativa sobre as espécies da flora local, seu nível de sucessão, atributos morfoanatômicos, evolutivos e ecológicos, envolvendo discentes que muitas vezes não tiveram um contato tão próximo com a floresta com araucária em sua plenitude, como a encontrada na Flona de Irati, contribuindo para sua formação como futuros docentes, gestores e/ou pesquisadores.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*