Acontece na UniGuairacá
A enfermagem como meio de empoderamento feminino e combate à mulher vítima de violência, por Kelly Michalczyszyn
A luta das mulheres também é uma causa da enfermagem.
Por: Poliana Kovalyk
- 24/03/2023 08h55A violência contra a mulher é considerada hoje um problema de saúde pública e de direitos humanos segundo a compreensão da Organização Mundial de Saúde. Toda e qualquer ação que venha ou possa gerar morte, dano ou sofrimento psicológico, físico e sexual é tida como violação da mulher segundo a “Lei Maria da Penha”.
É necessário que toda a população, principalmente as mulheres, tenham conhecimento que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem desde 2004 a Política Nacional de Atenção à Saúde da Mulher (PNASM) que possibilita a inserção da abordagem de gênero e todos os cuidados referentes às vítimas de violência sexual e intrafamiliar nos serviços do SUS.
Nesse sentido, o profissional enfermeiro ganha destaque, por ser um dos profissionais de saúde que tem o primeiro contato com essas mulheres, e que muitas vezes é o responsável por identificar a violência sofrida seja em um serviço de atenção primária em saúde ou de urgência e emergência.
O enfermeiro que presta o atendimento a essas mulheres tem a possibilidade de oferecer uma escuta qualificada seguida de um cuidado de qualidade e individualizado. Somado a isso, tem o potencial de empoderar essas mulheres para que as mesmas denunciem a violência sofrida e percebam que podem ter seus direitos validados.
Veja também
- Mestrado UniGuairacá: iniciativa garante inovação e acessibilidade na saúde pública de Guarapuava
- Com apoio da UniGuairacá, voleibol masculino de Guarapuava é campeão macrorregional dos Jogos Abertos
- UniGuairacá recebe visita de alunos do Colégio Estadual do Campo Sítio Boa Ventura
- UniGuairacá celebra Colação de Grau dos formandos do 1º semestre de 2024
A enfermagem também é uma profissão que tradicionalmente é representada por mulheres. E muitas vezes por isso, já foi estigmatizada, precisando até os dias atuais não ser confundida com uma simbologia sexual. Portanto, a luta das mulheres também é uma causa da enfermagem, tendo em vista que o profissional enfermeiro atua também na promoção e prevenção de muitas doenças que acometem o público feminino, como o câncer de mama e de útero.
Com isso, o profissional tem em sua atuação não somente a capacidade de empoderar, mas também de gerar saúde para que essas mulheres consigam cada dia mais conquistar a sua independência e empoderar-se de seus direitos.
O mês de março é reconhecido pelo dia 8 que representa o Dia Internacional das Mulheres, dessa maneira, é importante relembrar da importante atuação dessa profissão rodeada por mulheres e da importância que tem no combate à violência de gênero, no auxílio à preservação dos direitos, no cuidado à saúde e na luta por igualdade e equidade.