Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

A importância da educação continuada em odontologia, por Wolnei Luiz Centenaro

Os desafios da área podem ser enfrentados de forma eficaz, atualizando conhecimentos.

20/08/2021 10h18

Na Odontologia existem condições e problemas orais complexos e abrangentes, fluxo rápido de novos conhecimentos científicos, desenvolvimento de tecnologias recentes, avanços em novos materiais, necessidades de saúde bucal em constante mudança e diversos dados de pacientes em relação às expectativas aumentadas no que tange à importância da higiene e saúde oral da população. Esses desafios podem ser enfrentados de forma eficaz, atualizando conhecimentos, competências e habilidades dos profissionais da área odontológica e garantindo cuidados bucais de alta qualidade ao longo de sua carreira, participando de atividades de educação continuada. 

Existe uma grande variedade de programas na profissão odontológica, que envolve diferentes tipos de métodos de ensino e diferentes modos de disseminação de informações científicas. Métodos educacionais interativos, que incluem aprendizagem baseada em problemas e em equipe, e aprendizagem baseada em casos práticos, associado ao embasamento teórico, têm se mostrado eficazes para melhorar significativamente o conhecimento de curto, médio e longo prazo destes profissionais. 

Em alguns países, a atualização constante é uma obrigatoriedade para o exercício da profissão. De cinco em cinco anos, o profissional deve comprovar um número de horas de capacitações e atualizações para a continuidade da atuação em odontologia. Segundo Epiteto (55 – 135 d.C.) “É impossível um homem apreender aquilo que ele acha que já sabe”. A filosofia nos dá este embasamento de que a evolução da ciência e, entre elas, a ciência odontológica é constante. A cada dia, novos desafios, novas conquistas, novo aprendizado. 

O curso de Odontologia da UniGuairacá Centro Universitário é um exemplo dos benefícios da educação continuada. Diversos profissionais frequentam durante todo ano cursos de extensão, pós-graduação e especialização nas mais diversas áreas. A aceitação e adesão por parte de acadêmicos e profissionais demonstram esta necessidade premente que profissionais precisam manter uma atualização constate e ininterrupta. 

O benefício da mesma, em última instância, recai sobre aqueles que buscam serviços odontológicos nos consultórios odontológicos, tanto na rede privada como pública. Aprimorar   conhecimentos e refinar técnicas de maneira consistente garante aos usuários de serviços odontológicos a certeza de estarem recebendo procedimentos embasados em conhecimento científico que não se resume somente à pesquisa científica, mas também se refere à experiência profissional.  

Continuar a formação odontológica beneficia também outros membros da equipe auxiliar de atendimento. As habilidades adicionais adquiridas podem ser compartilhadas com outros profissionais da área odontológica da equipe de trabalho, aumentando em conjunto o aprendizado à medida que são transmitidos novos conhecimentos. É importante que toda a equipe odontológica esteja no mesmo nível de conhecimento. A educação continuada em conjunto é um bom ponto de partida, assim como o compartilhamento das atualizações atuais em odontologia. Um trabalho que parece repetitivo e não dá a chance de crescimento pode levar ao esgotamento. 

Pelos motivos relatados acima, o profissional que almeja o melhor para si e para seus pacientes entende que o bacharelado é o início de uma carreira promissora e que, aliado a isto, uma jornada de muito aprendizado ao longo da vida o levará a conquistas e o reconhecimento pelo seu esforço e dedicação na busca constante por novos saberes, competências e habilidades.