Acontece na UniGuairacá
Acadêmicos de Análise de Sistemas da Guairacá desenvolvem estação meteorológica
A estação consiste na utilização de um sensor, o DHT 11, para medir a umidade relativa do ar e a temperatura em graus Celsius e Fahrenheit
Por: admin
- 08/05/2019 14h00Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Os acadêmicos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Guairacá desenvolveram uma estação meteorológica durante a aula de Computação Aplicada, ministrada pelo professor Carlos Eduardo Andrade Iatskiu.
Com os kits de automação Arduino, um dispositivo amplamente utilizado para o ensino da programação, os estudantes aprenderam princípios básicos e conseguiram enxergar a programação de uma forma mais visual. Esta etapa foi essencial para a utilização dos sensores do kit para o desenvolvimento da estação.
A estação consiste na utilização de um sensor, o DHT 11, para medir a umidade relativa do ar e a temperatura em graus Celsius e Fahrenheit. Além disso, um display LCD foi utilizado para exibir as informações em tela. De acordo com o professor Carlos Eduardo, os projetos evoluíram e diversos acadêmicos conseguiram aprimorar a estação meteorológica. “Alguns conseguiram utilizar leds para demonstrar se a temperatura estava acima ou abaixo de 25 C°, por exemplo, acendia um led vermelho se estava superior a 25 C°, um amarelo se estava entre 15 C° e 25 C°, ou um verde se estava abaixo de 15 C°”.
