Acontece na UniGuairacá
Acadêmicos de Ciências Biológicas fazem saída de campo à Floresta Nacional de Irati
Por: admin
- 18/11/2016 13h32Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Acadêmicos de Ciências Biológicas da Faculdade Guairacá, acompanhados pelo professor Joelmir Mazon, realizaram na última terça-feira, 15, uma saída de campo à Floresta Nacional de Irati, na unidade de conservação administrada pelo ICMBio localizada nos municípios de Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares.
Na unidade, eles foram guiados pelo biólogo Ademar Luis Brandalise, que explanou sobre o ICMBio, o histórico e dados gerais da Floresta Nacional de Irati. O grupo pode conhecer a estrutura da unidade, como o Centro de Visitante, e também, percorrer as trilhas utilizadas para o público: Trilha dos Angicos e Trilhas das Águas, além das várzeas localizadas dentro da FLONA, que apresentam aspecto cênico bastante próprio. Ao final da visita, também conheceram a Torre de Observação para a prevenção e combate aos incêndios, que possui 35 metros de altura com uma vista de quase a totalidade da unidade de conservação e de seus vizinhos.
Para o professor Joelmir, responsável pelas disciplinas de Botânica, Morfologia Vegetal, Fisiologia Vegetal e Geologia do curso de Ciências Biológicas da instituição, a experiência foi bastante enriquecedora para todos. “A visita foi importante para o aprendizado dos acadêmicos, visto que as unidades de conservação do Brasil são palco para a realização de muitas pesquisas científicas sobre a fauna e flora. Além disso, também possibilitou a união da prática de campo com os ensinamentos teóricos aprendidos”.
O professor ainda completou, ressaltando a importância desse tipo de atividade na graduação. “Além da integração entre os alunos dos diferentes períodos, foi possível observar na prática a ocorrência de espécies nativas da nossa flora e fauna e suas variadas características e hábitos, bem como, os níveis de sucessão ecológicos encontrados nesta unidade de conservação e a influência de espécies exóticas no desequilíbrio deste ambiente natural”, conteúdo importante das disciplinas por ele ministradas.
Segundo o biólogo e guia Ademar, é sempre muito gratificante receber os acadêmicos de Ciências Biológicas da Faculdade Guairacá na Floresta Nacional de Irati. “Mais do que poder repassar as informações ao grupo, também recebemos uma grande contribuição deles, com suas novas ideias, conhecimentos e sugestões. O biólogo é e sempre será um profissional muito importante para a gestão de todas as unidades de conservação”.
