Acontece na UniGuairacá
Direito UniGuairacá: instituição recebe promotor do Gaeco para palestra
O Dr. Pedro Henrique Brazão Papaiz detalhou operações que participou, incluindo crimes cometidos em Guarapuava.
Por: Poliana Kovalyk
- 22/06/2023 15h20Nesta quarta-feira, 21, acadêmicos de Direito da UniGuairacá Centro Universitário assistiram a uma palestra com o Dr. Pedro Henrique Brazão Papaiz, que é promotor de justiça e atua no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Os estudantes puderam saber sobre a atuação do palestrante como promotor e mais sobre o funcionamento da entidade. Ainda, a fala do profissional revelou detalhes das investigações de crimes locais que tiveram grande repercussão nacional.
A palestra foi voltada para os três primeiros períodos do curso, durante a disciplina de ‘Direito, ciência e profissão’. Pedro considera importante que os acadêmicos tenham contato com as rotinas dos órgãos que compõe a justiça brasileira. “No começo da faculdade é difícil a gente ter uma visão do que as instituições representam. Então, a minha ideia é apresentar o Ministério Público para aqueles que não conhecem ainda”, compartilha o promotor.
O Gaeco é um órgão vinculado ao Ministério Público do Paraná (MPPR), responsável pelo combate ao crime organizado. Essa é uma grande uma possibilidade de carreira para os estudantes de Direito.
Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Para facilitar o caminho que os alunos irão percorrer caso estejam mirando a função de promotores, o Dr. Pedro detalhou os métodos aplicados por ele durante o período em que estudava para ser aprovado no concurso público do MPPR.
De acordo com a Prof. Dra. Mirian Caldas, coordenadora do curso, esse tipo de ação faz parte da preparação humanística dos alunos. “Costumo dizer que a UniGuairacá preparara o aluno para a vida. Porque não adianta nós prepararmos ele só para passar na OAB ou em concursos, e não trabalharmos essa parte humana, em todos os âmbitos de estar em sociedade e ser atuante”. Nesse sentido, ela complementa que o contato com carreiras Jurídicas possibilitam aos acadêmicos, desde os primeiros Períodos, terem uma visão real da profissão, além disso é muito importante para os alunos terem um contato mais próximo com profissionais de destaque no meio jurídico.
