Acontece na UniGuairacá
Atletismo: Tatiane Silva fica em 6º nos Jogos Pan-Americanos no Canadá
Por: admin
- 27/07/2015 15h20Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Nos últimos anos o esporte universitário vem ganhando notoriedade com o apoio da Faculdade Guairacá, que é a instituição de ensino superior que mais investe em esporte na região. E nas modalidades individuais a instituição possui um nome consolidado nas competições nacionais, chamando atenção quando o assunto é atletismo: a jovem Tatiane Raquel Silva é um dos nomes mais luminosos de um programa de apoio a atletas e esportistas. Sua mais recente conquista foi o 6º lugar nos Jogos Pan-Americanos na última sexta-feira, 24, em Toronto, no Canadá.
É a primeira participação da acadêmica de Educação Física da Guairacá no Pan-Americano, fechando o primeiro semestre de 2015 com uma competição de alto nível. “Estou feliz em ter participado de uma competição desse nível e com atletas tão boas”, comentou.
Disputando a prova dos 3000 metros com obstáculos, Tatiane finalizou em 10 minutos e 10 segundos. “Eu senti que segurei muito a minha corrida por certo medo de não aguentar o ritmo delas. Estava treinada para melhorar minha marca, mas infelizmente não é sempre que sai uma boa corrida. Fico satisfeita com minha participação, pois fiquei em sexto lugar e ganhei experiência para as próximas competições, onde também irei tentar o índice olímpico porque sei que sou capaz”.
Uma vida dedicada ao esporte
Tatiane começou sua carreira esportiva aos 13 anos de idade na cidade de Londrina, em uma peneirada das escolas. Ela contou que desde pequena se destacava em gincanas, mas só a partir de então teve a oportunidade de começar no atletismo.
Em sua carreira esportiva constam diversas premiações: foi vice-campeã no Sul-Americano de Cross Country no Uruguai, campeã em três provas no Brasileiro Menor no Rio de Janeiro, e também, ficou em quarto no Sul-Americano Juvenil (categoria até 19 anos) na Argentina. Em 2006, se consagrou campeã no Sul-Americano na Venezuela, segundo ela, uma de suas mais importantes conquistas. Em 2007, ficou em quarto no Pan-Americano Juvenil e em 2009 conquistou o título brasileiro juvenil nos 3000 metros com obstáculos e terceiro no Sul-Americano Juvenil em São Paulo. Em 2013 bateu o recorde brasileiro nos 800 metros nos Jogos Universitários Brasileiros (Jub’s), levando também o prêmio ‘Orgulho Paranaense’, pelo qual competiram os destaques do Estado no esporte. No ano seguinte alcançou o topo do esporte universitário após conquistar três ouros na 62ª edição dos Jub’s, nas provas de 800 metros, 1500 metros e 3000 metros. Pela primeira vez na história uma guarapuavana alcançou uma marca tão significativa nessa que é considerada a maior competição universitária das Américas.
Tatiane é um exemplo para milhares de jovens que hoje lutam arduamente para alcançar seu espaço no cenário esportivo. Com muito talento e potencial, a atleta é uma das grandes esperanças de medalha pro Brasil nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, seu maior objetivo atualmente.
foto: divulgação
