Acontece na UniGuairacá
Barco Sorriso: acadêmica de Odontologia da UniGuairacá participa de projeto voluntário
O projeto leva atendimento de saúde bucal às comunidades distantes do litoral paranaense.
Por: Poliana Kovalyk
- 20/09/2023 10h30O Barco Sorriso é uma iniciativa integralmente voluntária, sem vínculos políticos ou religiosos. Desde 2013 leva atendimento odontológico e médico a comunidades litorâneas de difícil acesso e outros locais carentes de assistência à saúde.
Com um olhar voltado à evolução, sustentabilidade e expansão, o projeto busca ser referência na área de atuação, trabalhando constantemente no aperfeiçoamento do protocolo de atendimento padrão com o objetivo de minimizar as doenças bucais nas comunidades em que atua através de educação em saúde.
Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Ana Caroline Cilivi Cordova, acadêmica do curso de Odontologia da UniGuairacá Centro Universitário, passou por essa grande essa experiência.
A estudante contou que foi um pouco mais de 7 horas navegando até chegar à ilha base da ação, no litoral paranaense, na região de Guaraqueçaba. Entre os dias 16 e 17 de setembro, foram realizados 104 atendimentos médicos, 107 atendimentos odontológicos e 19 próteses totais entregues. “Minha participação foi na parte da escovação dentária, onde auxiliei a comunidade a realizar a higiene bucal da forma correta, e divertida, respondendo todas suas dúvidas em relação a isso, e também entregamos kits de higiene pessoal”, explicou.
Ana Caroline conta que trouxe uma rica bagagem do projeto. “Foi sensacional poder juntar a rotina da odontologia com essas paisagens maravilhosas. Além de ver a possibilidade de o cirurgião dentista atuar em locais diferentes do cotidiano. Conheci pessoas incríveis e uma cultura mais que especial. Tenho a certeza que estou voltando com muito mais aprendizado”.
