Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Chat GPT: a ferramenta que utiliza Inteligência Artificial e se tornou o assunto do momento, por Carlos Eduardo Iatskiu

Em artigo, o professor Carlos aborda questões técnicas do funcionamento da ferramenta.

Por: Poliana Kovalyk

- 22/02/2023 09h22

Um dos temas mais falados, tanto nas rodinhas de conversas, redes sociais, televisão e tantos outros meios, é o Chat GPT, a famosa inteligência artificial que faz tudo que você pedir, desde escrever uma petição de direito penal, até mesmo implementar um algoritmo para descobrir quais são os números primos num intervalo de 100 números.

O que vou abordar aqui são questões técnicas do funcionamento da ferramenta tão comentada nos dias atuais.

Para entender o funcionamento dela, é necessário entender alguns conceitos da Inteligência Artificial, como Redes Neurais e Machine Learning (Aprendizado de Máquina). 

O aprendizado de máquina é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. É um ramo da inteligência artificial baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana. Já uma rede neural é um método de inteligência artificial que ensina computadores a processar dados de uma forma inspirada pelo cérebro. Essa rede cria um sistema adaptativo que os computadores usam para aprender com os erros e se aprimorar continuamente. As redes neurais artificiais tentam solucionar problemas complicados, como resumir documentos ou reconhecer rostos com grande precisão.

Desenvolvido pela OpenAI, o Chat GPT foi lançado pela empresa de tecnologia no final de 2022 como um modelo interativo para gerar diálogos reais com os humanos e solucionar dúvidas. Além disso, a plataforma contesta premissas incorretas, desenvolve histórias, descreve imagens e muito mais. A ferramenta funciona por meio de uma gigantesca base de dados que acumula diferentes informações conseguidas na internet. Uma verdadeira enciclopédia online. Aí, por meio do algoritmo, ela elabora uma resposta para o usuário.

O Chat GPT já está disponível em português e possui planos pagos e gratuito, basta você digitar em uma caixa de texto algo que você queira saber ou que você queira que a Inteligência Artificial faça, e em poucos segundos terá o resultado diante dos seus olhos.

A ferramenta é capaz de servir como um ótimo propósito educacional, auxiliando na resolução de problemas e novos aprendizados, mas requer que seja utilizada com responsabilidade.

Apesar de alguns resultados impressionarem pelo grau de coerência e robustez, não significa que as informações fornecidas sempre sejam verdadeiras ou que sequer façam sentido, ficando ao encargo do usuário verificar a veracidade de qualquer informação apresentada pelo modelo de linguagem, mesmo que o linguajar empregado demonstre plena convicção e propriedade sobre o assunto questionado.

O fato é que ferramentas como Chat GPT se tornarão cada vez mais comuns e mais utilizadas nos próximos anos, até pelo fato que elas estão em constante evolução, cada dia aprendendo e se aprimorando ainda mais com informação, visto que quanto mais elas são utilizadas, mais elas evoluem. Até onde isso vai chegar? É uma pergunta que não é possível responder, mas uma certeza é que elas vão estar cada vez mais inseridas nas nossas vidas com o passar do tempo.
 

teste