Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Conquista para a educação iratiense: São Vicente e UniGuairacá ofertam cursos presenciais na área da saúde no município

A novidade promete transformar o panorama educacional e profissional do município.

Por: Poliana Kovalyk

- 20/11/2024 14h32

A UniGuairacá Centro Universitário comemora mais um marco em sua trajetória com o credenciamento do câmpus em Irati, em uma importante parceria com a Faculdade São Vicente. Na noite desta terça-feira, 19, foi realizada cerimônia, com a presença de lideranças acadêmicas, políticas e representantes da comunidade, para apresentar as novidades que prometem transformar o panorama educacional e profissional da cidade.

A nova fase dessa parceria inovadora inicia com a oferta de três cursos na área da saúde: Enfermagem, Fisioterapia e Estética e Cosmética. O vestibular já está aberto, ampliando as oportunidades de formação na região. 

Com duas décadas de tradição no ensino superior, a UniGuairacá obteve o conceito máximo, nota 5, no recredenciamento institucional junto ao Ministério da Educação, sendo também referência estadual na área da saúde. Já a São Vicente é pioneira em Irati, e tem uma trajetória sólida de compromisso com o ensino superior na região. Até então, as instituições ofereciam cursos na modalidade EAD com metodologia híbrida. Essa parceria une tradição e inovação, fortalecendo ainda mais o acesso à educação de qualidade e atendendo às demandas locais com uma formação diferenciada.

 

Inovação e impacto regional

Com essa iniciativa, a cidade de Irati fortalece sua posição como polo educacional no Paraná. A expectativa é que, no futuro, novos cursos sejam incorporados, acompanhando as demandas do mercado e da sociedade.

Edélcio José Stroparo, coordenador do projeto de expansão da São Vicente, ressaltou a importância dessa união entre as instituições. “Essa parceria é fruto de anos de planejamento. Agora temos duas instituições operando no mesmo câmpus, unindo esforços para promover crescimento e inovação. Esse é só o começo. Nosso plano é expandir anualmente, trazendo novos projetos e cursos que atendem às necessidades da região”.

O Reitor da UniGuairacá, Juarez Matias Soares, falou do orgulho desse projeto inovador. “Para nós da família UniGuairacá, é uma honra participar desse projeto inovador. Essa colaboração foi construída com muito cuidado, pensando em cada detalhe: como os cursos vão conviver, como manteremos a qualidade e como seguiremos juntos. Estamos trazendo uma expertise de 20 anos da UniGuairacá em saúde para somar à história e estrutura da São Vicente”. 

O Reitor também expressou sua gratidão aos hospitais e centros de saúde de Irati pelo acolhimento. “Fomos muito bem recebidos por eles, e estamos à disposição para colaborar. A UniGuairacá já tem muitos profissionais egressos atuando na área de saúde aqui em Irati, e muitos deles, provavelmente, serão nossos professores. Um ponto muito importante nessa parceria é que os docentes serão da própria região. Iremos capacitar profissionais locais, o que também contribui para o desenvolvimento regional”.

 

Palestra com o Deputado Federal Beto Preto

O evento também contou com a presença do Deputado Federal Beto Preto, Secretário de Estado da Saúde, que ministrou a palestra ‘A luta do Paraná contra a Covid-19: uma cronologia de desafios e superação’. Na ocasião, ele compartilhou experiências no enfrentamento da pandemia, destacando como as lições aprendidas podem nortear o futuro da saúde pública e da educação.

Beto Preto também celebrou o avanço que a parceria entre as instituições traz para a região. “Estou lisonjeado em fazer parte. Isso demonstra a força da região e a vontade de fazer diferente. Quero, aqui, em nome do nosso Governo do Estado, deixar uma mensagem de muito êxito. Trazer cursos presenciais para perto da população significa mais oportunidades e maior acesso à educação. É uma conquista que reflete planejamento e visão de futuro, além de abrir portas para possibilidades ainda maiores. Irati ganha, e com isso, o Paraná ganha também”.