Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Cresce número de profissionais da TI do Brasil trabalhando para empresas estrangeiras, por Carlos Eduardo Iatskiu

Só no Brasil, desde 2019 foram abertas mais de 85 mil novas vagas no setor.

04/03/2022 11h08

A busca por profissionais da área da Tecnologia da Informação cresceu 671% durante a pandemia. Só no Brasil, desde 2019 foram abertas mais de 85 mil novas vagas no setor. Com tantas vagas e as possibilidades do trabalho remoto, muitos profissionais brasileiros estão sendo recrutados por empresas estrangeiras.  

Com o dólar e o euro em alta, trabalhar no Brasil e receber nas moedas estrangeiras é uma ótima oportunidade, especialmente porque o valor do salário aumenta significativamente. Por exemplo, com o dólar cotado a mais de R$5 desde o início da pandemia, o salário de um profissional da área que atue em empresas dos Estados Unidos que é de 6,5 mil dólares, ultrapassa os R$32 mil reais mensais.  Mesmo que o profissional brasileiro seja contratado ganhando um pouco abaixo desse valor, o câmbio permite salários altíssimos para quem quer começar a trabalhar neste modelo.

Outra vantagem dessa globalização de carreiras é que o trabalho para essas empresas, mesmo à distância, abre as portas para as pessoas se mudarem para esses países se quiserem.  Além disso, há outras várias vantagens internacionais, como bonificações e participação em lucros e também a possibilidade de trabalhar com pessoas de todo o mundo em uma diversidade de projetos.

Todas as empresas de tecnologia estão recrutando, e com tantas vagas abertas na área, as portas estão abertas para conseguir trabalhar em qualquer lugar do mundo, mesmo estando em suas próprias cidades, afinal, a maior parte da população se adaptou bem ao home office, e as empresas também entenderam que isso é possível e rentável. 

A partir desse momento, as empresas viram que não importava de onde você estava trabalhando, desde que cumprisse suas atividades. Assim, hoje a busca por talentos na TI é global. Entre as figuras mais procuradas atualmente está a do desenvolvedor, fundamental para o avanço da revolução tecnológica. Os desenvolvedores brasileiros são talentosos e disputados pelo mercado. 

Diante de todas as vantagens e oportunidades que essa nova realidade oferece, um dos pontos principais é que o profissional precisa estar qualificado para assumir essas vagas e conseguir boas oportunidades. Saber idiomas é, portanto, fundamental, bem como estar atualizado com as tendências e normas internacionais para qualquer área da TI. Quanto mais preparado você estiver, melhores vão ser as oportunidades.