Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Dissertações produzidas em Mestrado da UniGuairacá deixam legado na área da saúde

O trabalho do biomédico Bruno Alencar representa um avanço significativo na área da perfusão.

Por: Poliana Kovalyk

- 11/10/2023 14h41

Nesta semana, a UniGuairacá Centro Universitário celebrou a conclusão de mais um aluno brilhante no Mestrado Profissional em Promoção da Saúde. 

Bruno Alencar Herrera de Souza, biomédico de Cascavel especializado em Perfusão, fundador da página ‘Mundo da Perfusão’, defendeu sua Dissertação intitulada ‘Inovação e inclusão da tecnologia na circulação extracorpórea por meio da Ficha de Registro de Perfusão Digital FPMP/BAHS’.

Para entender melhor o trabalho de Bruno, é fundamental compreender o que é a circulação extracorpórea, área em que ele atua. 

A circulação extracorpórea é um procedimento essencial na cirurgia cardiovascular, já que os cirurgiões não conseguem operar um coração batendo. “Isso requer a interrupção e proteção do coração, a troca gasosa com o sangue do paciente, e a manutenção da circulação sistêmica por meio de máquinas e equipamentos que temporariamente substituem as funções do coração e dos pulmões”, explicou o aluno do Mestrado. Ao término da cirurgia principal, o coração do paciente volta a funcionar, e o procedimento de circulação extracorpórea é gradualmente retirado por um profissional conhecido como perfusionista.

Com seu trabalho de Mestrado, a contribuição de Bruno para o campo da perfusão é notável. Ele desenvolveu uma ficha de registro de perfusão que inovou ao transformá-la de um processo manual para uma versão digital. Esta ficha de registro combina várias funções em uma: o registro convencional, que faz parte do prontuário médico, agora inclui várias calculadoras e fórmulas para fornecer parâmetros clínicos e metabólicos durante o procedimento. “Isso aumenta a segurança e a qualidade do processo, beneficiando tanto os pacientes quanto os profissionais envolvidos”, destacou.

A ficha de registro digital também possui um recurso adicional que é a ‘cereja do bolo’. “Ela é capaz de salvar todas as informações em um arquivo digital que, por meio de um software, permite a geração de um extenso banco de dados. Esse banco de dados pode ser analisado por inteligência artificial, abrindo a porta para novos insights na área da saúde”. Essas interpretações podem melhorar os procedimentos médicos, proporcionando um atendimento mais seguro e eficaz.

A conclusão do Mestrado é motivo de grande alegria e satisfação, não apenas para ele, mas também para a comunidade acadêmica e profissional da saúde, que certamente se beneficiará dos resultados de sua pesquisa inovadora. “Para mim, é uma alegria imensa cumprir esse desafio, eu gosto da área acadêmica, de estudar e me aprimorar. Nesse momento, me sinto radiante”.