Acontece na UniGuairacá
‘Gestão e inovação empreendedora’ é tema de palestra na Guairacá
Por: admin
- 25/10/2016 20h06Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Nessa segunda-feira, 24, o Colegiado de Administração da Faculdade Guairacá promoveu palestra sobre ‘Gestão e inovação empreendedora’. Acompanharam a palestra acadêmicos de Administração e Psicologia da instituição, além de alunos do curso técnico de Administração do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins.
O evento fez parte do projeto Educação Empreendedora realizado pelo Sebrae. Selecionada no projeto, a Guairacá está executando ao longo do semestre diversas atividades relacionadas à cultura empreendedora.
Para abordar a temática foi convidada Valeria Cristina Perez, ela que é graduada em Administração e Gestão de Negócios, possui MBA em Gestão Avançada de Marketing e ampla experiência em programas de gestão e inovação pelo Sebrae. “O objetivo desse encontro é discorrer sobre a vivência empresarial nas micro e pequenas empresas nos dias atuais, além de sensibilizar e orientar futuros empresários”, contou.
Segundo Valeria, o empreendedorismo vem crescendo muito no país nos últimos anos e é fundamental que cresça não apenas a quantidade de empresas, mas a participação delas na economia. “Pesquisas apontam que o empreendedorismo no Brasil vem crescendo desde 2011 e, atualmente, ocupa um dos primeiros lugares no ranking mundial. Só de 2014 para 2015, o crescimento foi de 21%”.
Valeria explicou que existem duas formas de empreender, a primeira delas é por oportunidade. “Cada vez mais os brasileiros passam a empreender por oportunidade. São pessoas que possuem emprego e renda, mas identificam uma oportunidade de negócio e resolvem abrir uma empresa”. Segundo a palestrante, houve um aumento de cerca de 20% de empresas que empreenderam por oportunidade só em 2013. A outra forma de empreender é por necessidade e acontece muitas vezes em função do desemprego e da falta de novas oportunidades, no qual as pessoas são obrigadas a empreender e abrir seus negócios para obter uma fonte de renda.
Uma das características principais para empreender, segundo Valeria, é a criatividade e um dos primeiros passos para se tornar um empreendedor de sucesso é ter atitude. Nesse sentido, ela abordou o conceito de inovação de produtos ou serviços. “A inovação é considerada a melhor forma de tornar a empresa mais competitiva no mercado, não somente inserindo tecnologias de ponta na organização, mas inovando com diversas ações estratégicas, visando crescimento e permanência no mercado em que atua”.
