Acontece na UniGuairacá
Inclusão e aprendizagem: Educação Física da UniGuairacá recebe equipe de goalball da Apadevi
A ação foi desenvolvida durante a disciplina de Educação Física Adaptada, ministrada pelo professor Paulino Hykavei.
Por: Poliana Kovalyk
- 15/03/2023 09h55Inclusão e aprendizagem. Essas duas palavras conduziram a aula dos acadêmicos do curso de Educação Física da UniGuairacá Centro Universitário na noite desta terça-feira, 14.
A equipe de goalball da Apadevi (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais) de Guarapuava, foi convidada para participar de uma aula prática no ginásio poliesportivo da instituição. A ação foi desenvolvida durante a disciplina de Educação Física Adaptada, ministrada pelo professor Paulino Hykavei.
Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
A atividade proporcionou aos acadêmicos uma experiência singular, conforme apontou o professor. “A importância de se trabalhar esse conteúdo é para que o nosso aluno, que será um professor de Educação Física, conheça outros ramos da nossa área onde, ele possa buscar novos serviços, novos trabalhos e também auxiliar essas pessoas com deficiência nessa inclusão social tão importante hoje”.
Goalball
O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais. A bola tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,25 kg e possui um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção.
Ao contrário de outras modalidades paralímpicas, o goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência – neste caso a visual. A quadra tem as mesmas dimensões da de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento). As partidas duram 20 minutos, com dois tempos de 10. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra tem um gol com nove metros de largura e 1,2 de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro e o objetivo é balançar a rede adversária.
Com informações da Secretaria de Educação
