Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Inovação e tecnologia: projetos Guairacá são premiados na Jornada Educatech 2023

Trata-se de um dos maiores eventos de inovação da região e reuniu centenas de alunos.

Por: Poliana Kovalyk

- 05/10/2023 14h19

O Colégio Guairacá e a UniGuairacá Centro Universitário estiveram nesta terça e quarta-feira, dias 03 e 04, na Jornada Educatech no Centro de Eventos Cidade dos Lagos. 

Essa foi a terceira edição do evento que incentiva novos projetos e traz inovação. Na ocasião, alunos de diversas escolas puderam conferir a exposição de trabalhos e visitar estandes. No espaço da UniGuairacá, foram expostas as atividades dos cursos superiores. O Colégio Guairacá também esteve presente com seus projetos desenvolvidos e, com mérito, foi destaque.

A instituição ficou em 1º lugar na categoria Sustentabilidade, com o projeto Bioplástico. Participaram do desenvolvimento os alunos Gustavo Henrique Gniech Silveira e Júlia Kulak Nascimento, sob orientação do professor Ivo A. Zapotoczny. 

O trabalho premiado visa o desenvolvimento de um substituto parcial para o plástico utilizado em alguns tipos de embalagens. “Visamos o uso de materiais com um curto período de degradação, de fácil acesso e que poderiam ser utilizados em condições onde naturalmente seriam descartados, baixando significativamente o custo de produção”, explicou o professor. A matéria-prima selecionada foi a batata, que é abundante na região e possui um elevado índice de descarte. 

Com o projeto Bio Box, o Colégio Guairacá garantiu o 1º lugar na categoria Inovação Tecnológica, e o 2º lugar geral no evento. As alunas Ana Luiza Schons de França e Ainoa Disner estiveram à frente.

O professor Ivo, que também orientou o Bio Box, explicou que ele consiste em um compartimento de armazenamento para celulares com proteção biométrica, que visa a acomodação segura dos dispositivos durante a aula, propiciando uma menor dispersão da atenção causada pelos alertas luminosos e sonoros do celular. “O dispositivo foi produzido com base na placa de prototipagem Arduino, contando com alguns periféricos, como o sensor biométrico e componentes estruturais impressos em 3D. Para acessar o celular o aluno deve fazer a verificação de sua digital, que é responsável por abrir um compartimento específico que acomoda o dispositivo”.