Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Interdisciplinaridade: UniGuairacá realiza 1º Evento Integrado de Direito, Psicologia e Serviço Social

O tema foi “Infância em Foco: Desafios da Proteção Integral em Tempos de Violência e Exposição Digital” e reuniu profissionais em uma mesa-redonda.

Por: Viviane Moreira

- 09/10/2025 14h54

Na noite da última quarta-feira (8), os cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social da UniGuairacá Centro Universitário realizaram o 1º Evento Integrado, com o tema “Infância em Foco: Desafios da Proteção Integral em Tempos de Violência e Exposição Digital”. A temática convidou os participantes à reflexão sobre um dos assuntos mais sensíveis e urgentes da atualidade: a proteção integral de crianças e adolescentes diante dos riscos e vulnerabilidades do mundo contemporâneo.

Os convidados da noite para a exposição do assunto foram a Doutora Erika Luiza Dias Pinto Taborda, Juíza titular da 1ª Vara Criminal da comarca de Guarapuava, Doutor Diego André Coqueiro Barros, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, com atuação em crimes contra a dignidade sexual, Debora Magalhães Ribeiro Garcia, assistente social, e os psicólogos Deise Teixeira Land, da Secretaria Municipal de Educação, e Lucas Emanuel Rodrigues do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ). “Estar ao lado de grandes profissionais que dedicam sua trajetória a essa causa foi um momento de muito aprendizado e também de reflexão sobre o nosso papel diante de problemas que, muitas vezes, permanecem invisíveis”, compartilha Lucas.

O objetivo do debate foi promover um diálogo interdisciplinar entre o Direito, a Psicologia e o Serviço Social sobre os desafios enfrentados na proteção integral de crianças e adolescentes diante das novas dinâmicas sociais e digitais. “Participar do evento realizado pela UniGuairacá foi uma experiência muito significativa para mim. A temática abordada a violência contra crianças e adolescentes, é de extrema importância, especialmente para os estudantes de graduação, que futuramente estarão atuando na rede de proteção e precisam desde já compreender a relevância desse tema”, finaliza o psicólogo Lucas Rodrigues.

A noite foi enriquecedora e com trocas brilhantes de conhecimento entre os profissionais e os participantes.