Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Interpretações pedagógicas, culturais e sociais marcam encerramento do Projeto Integrador de Pedagogia

Os acadêmicos fizeram interpretações das questões pedagógicas, culturais e sociais do premiado filme iraniano ‘Filhos do paraíso’.

Por: admin

- 07/06/2019 16h07

O Projeto Integrador de Pedagogia da Faculdade Guairacá encerra-se em grande estilo. Os acadêmicos apresentaram nesta quinta-feira, 06, os trabalhos realizados durante o semestre, com interpretações das questões pedagógicas, culturais e sociais do premiado filme iraniano ‘Filhos do paraíso’. O 1º Período apresentou uma peça teatral sobre o papel social das mulheres, costumes e vestimentas. O 2º e 3º Período propôs uma reflexão sobre a intertextualidade na relação adulto e criança. Já, os acadêmicos do 4º e 5º Período fizeram uma representação da cultura e da dança. As turmas do 6º, 7º e 8º Período de Pedagogia, coordenadas pelos professores Diego da Luz Nascimento e Dirlei Cherne da Cruz Ilivinski, pesquisaram sobre os hábitos alimentares, os produtos mais consumidos e cultivados no país. Para o professor Diego, as discussões do semestre foram riquíssimas. “Com certeza, esse foi o Projeto Integrador que nós mais aprendemos. Por meio das pesquisas sobre as características culturais e os pratos tradicionais, conseguimos relembrar da história do Oriente Médio através do Irã e agregamos muito conhecimento desta cultura que é muito antiga, que remonta a Pérsia, uma das primeiras civilizações”. Os acadêmicos ainda escolheram duas receitas típicas, prepararam na cozinha didática e ofereceram aos colegas de curso como degustação. De acordo com a caloura Roberta Cristine Soares, o Projeto Integrador tem feito com que ela se apaixone ainda mais pela área que escolheu seguir. “A experiência do Projeto Integrador tem sido muito interessante, principalmente por ser nosso primeiro ano na faculdade. Antes não tínhamos noção da magnitude do curso e eu particularmente estou gostando bastante”. Juntamente com sua turma, Roberta apresentou uma peça teatral baseada no ‘Livro do Destino’, que mostra a evolução das mulheres na sociedade iraniana e o caos vivido em meio à revolução de 1979. A acadêmica Marcela Josiane Ribeiro Santos afirmou que é muito bom poder aprender e ao mesmo tempo contribuir na formação dos seus colegas. “No contexto do livro, a adolescente fere os costumes da família e por isso é obrigada a casar com um homem de alta influência na região. Resolvemos trazer essa história para mostrar o extremismo religioso e a tradição, onde prevalece o ritual do casamento”.