Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Mesa redonda lança oficialmente curso de Terapia Ocupacional na UniGuairacá

O evento foi em parceria com a AGMA, referência no atendimento às famílias e seus filhos com diagnóstico TEA.

Por: Poliana Kovalyk

- 30/06/2023 14h56

Nesta quinta-feira, 29, a UniGuairacá Centro Universitário lançou oficialmente seu curso de Terapia Ocupacional. Para marcar o momento, a instituição promoveu a mesa redonda ‘Intervenções familiares efetivas e afetivas na vida da pessoa autista’. 

Para falar sobre o assunto, esteve presente a fisioterapeuta Kauane Vagacz, a fonoaudióloga Carolina Rotta Oliveira Ayres, a nutricionista materno infantil Elizabeth Hoepers Campos, a presidente da Associação Guarapuavana Mundo Azul (AGMA) Losanja Luciana Gonzales dos Santos, a terapeuta ocupacional Josiane Marina Ornaghi, a musicoterapeuta Cristiane Kramer Maibuk, e a proprietária da Clínica Singular Intervenção Precoce Tea Kelly Maria Lopes Ribeiro Gomes.

O evento aconteceu em parceria com a AGMA, um centro de referência no atendimento às famílias e seus filhos com diagnóstico TEA – Transtorno do Espectro Autista. A presidente, Losanja Luciana Gonzales dos Santos, trouxe a demanda para a UniGuairacá da grande necessidade de profissionais da área. “Nós temos atualmente 370 famílias cadastradas e não temos um profissional de Terapia Ocupacional que tenha horários livres para atendimento na cidade. A demanda veio dos pais que não têm onde levar seus filhos”. A notícia da implantação do curso de graduação foi recebida com muito entusiasmo pela AGMA. “Estamos muito felizes porque é um avanço os pais serem ouvidos.”

O Reitor da UniGuairacá, Juarez Matias Soares, demonstrou a grande alegria de ver mais uma vez a instituição fazendo a diferença na sociedade. “Losanja entrou no meu gabinete falando desse sonho e na hora nós abraçamos a ideia. Ficamos muito sensibilizados e com vontade de contribuir, de servir essa comunidade que trabalha com os autistas”.

A Terapia Ocupacional busca promover a saúde e o bem-estar por meio da atividade humana. Os profissionais são formados para auxiliar indivíduos de todas as idades a superar dificuldades físicas, mentais ou emocionais, capacitando-os a participar ativamente das atividades diárias e alcançar uma melhor qualidade de vida.

Na ocasião, a terapeuta ocupacional Josiane Marina Ornaghi destacou a importância do profissional da área. “Ele é o único profissional hábil para trabalhar com as ocupações humanas. Quando os pacientes apresentam alguma disfunção de habilidade, de desempenho, eles procuram o terapeuta ocupacional para minimizar ou até sanar essas dificuldades. Por isso o profissional tem um papel tão importante”. 

A mesa redonda foi transmitida online. O vídeo completo pode ser conferido clicando aqui.

 

Sobre o curso
O curso é ofertado na instituição na modalidade EAD com metodologia híbrida, com aulas teóricas online e atividades práticas presenciais. As inscrições já estão abertas. Os interessados podem obter mais informações e se inscrever clicando aqui.