Acontece na UniGuairacá

42. 3622-2000 Frequentes na Uniguairacá

Professora Ana Paula Traiano, da UniGuairacá, é aprovada no Doutorado

A professora pretende pesquisar sobre a utilização de um protocolo de atendimento odontológico em pacientes oncológicos.

20/05/2021 10h00

A UniGuairacá Centro Universitário conta com mais um doutorando em seu quadro docente. Ana Paula Prestes Virmond Traiano, professora do Colegiado de Odontologia, foi aprovada em 1º lugar no Doutorado em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual do Centro-Oeste em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Em sua Tese, Ana Paula pretende pesquisar sobre a utilização de um protocolo de atendimento odontológico em pacientes oncológicos e seus impactos sociais na comunidade.

A ideia de estudar mais sobre o assunto surgiu em 2017, quando a professora vivenciou a doença e o que o tratamento invasivo causa no paciente. A quimioterapia e a radioterapia deixam os pacientes com a imunidade baixa, causando algumas consequências como as mucosites, que são as lesões na boca que acabam dificultando a alimentação, o que pode retardar o tratamento se o paciente não possui anticorpos e uma imunidade fortalecida.

Por meio do seu trabalho, foi aprovado um projeto de lei pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná no ano de 2019 que se transformou no Novembro Vermelho, mês da prevenção e conscientização ao combate do câncer de boca. A partir daí surgiram projetos de extensão em oncologia, em parceria com a UniGuairacá e a PoliClínica Guairacá. Ana Paula contou sobre essa pesquisa de extrema relevância e essa nova fase em sua carreira. “Minha intenção é deixar um legado para os profissionais da área. E, como eu já tive câncer, outras pessoas que já tiveram ou tem vão entender o que estou dizendo. Se eu conseguir trazer um bem-estar, uma qualidade de vida para eles, nem que seja por um dia, já valeu todo esse esforço e esse projeto”.

Parabéns, Ana Paula, e sucesso em sua nova trajetória de estudos!