Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Professora Lia Maura, do Colegiado de Administração da UniGuairacá, defende Tese de Doutorado

Para Lia, a conclusão desta fase representa uma importante conquista, para ela e sua família.

Por: Poliana Kovalyk

- 16/12/2022 13h51

Lia Maura Caldas é a mais nova Doutora em Administração da UniGuairacá Centro Universitário. Nessa semana ela defendeu sua Tese intitulada ‘A formação de capacidades dinâmicas em uma cooperativa agroindustrial: uma análise a partir do path dependence’, na Universidade Positivo (UP).

Sua pesquisa buscou entender quais eventos (contingências) ocorrem durante a trajetória (path dependence) de uma cooperativa que impulsionam a formação de capacidades dinâmicas, que são formas únicas de combinar e gerir as organizações, considerando os recursos que se tem. “Essas capacidades dinâmicas entendidas como formas idiossincráticas de gestão podem auxiliar na perenidade e competitividade de mercado, sendo difíceis de serem imitadas por outras organizações, pois é uma maneira única de combinar recursos e aptidão para identificar o contexto, aproveitar as oportunidades e gerenciar ameaças. Envolvem a capacidade da organização de integrar, construir e reconfigurar as competências internas e externas para lidar com ambientes que mudam rapidamente”, explicou.

O Doutorado é muito almejado por aqueles que escolhem seguir a carreira acadêmica. Para Lia, a conclusão desta fase representa uma importante conquista, para ela e sua família. “Somos uma família em que vários escolheram a docência como profissão, seguindo o bom exemplo da minha tia Maria Francisca da Silveira (in memoriam). Sou a primeira a conquistar o título de Doutora, honrando a memória da titia e dedicando a meus pais, irmãos e família este importante feito”. 

A professora afirmou que suas pesquisas não param por aqui. “Neste momento, meu sentimento é de gratidão por ter encerrado uma importante fase em minha trajetória. Entendo que ainda há muito o que aprender em minha área, e o Doutorado representa a opção por determinado tipo de abordagem ou assunto que pretendo continuar a pesquisar em outras instâncias”.

Lia finalizou agradecendo a todos que fizeram parte dessa importante trajetória. “Muitas pessoas me auxiliaram neste processo de doutoramento, a família, os amigos, os colegas e minha instituição. A UniGuairacá teve papel importantíssimo, pois efetuou convênio com a Universidade Positivo para que pudéssemos passar pelo processo de seleção e iniciar o Doutorado em Administração. Dessa forma, agradeço carinhosamente o nosso Reitor, Prof. Juarez Matias Soares, a nossa Vice-Reitora, Prof. Kelly Cristina Nogueira Soares, o nosso Assessor de Reitoria, Evilásio Gentil de Souza Neto, a nossa Diretora Administrativa e Financeira, Janete Kulka, e a nossa até então coordenadora do curso de Administração, Janete Probst Munhoz, que em vários momentos promoveram ajustes em minhas aulas e outros compromissos relacionados à instituição para que eu pudesse me dedicar à conclusão da pesquisa, demonstrando compreensão e profissionalismo. Tenho muito orgulho de pertencer à UniGuairacá”.