Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

UniGuairacá e Guarapuava honradas em receber I Simpósio Internacional de Atenção Domiciliar

O evento, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, promoveu discussões relevantes de diferentes áreas da saúde.

Por: Poliana Kovalyk

- 15/09/2022 19h12

Nesta semana ocorreu o I Simpósio Internacional de Atenção Domiciliar (SinAd) na UniGuairacá. O evento, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, foi transmitido online pelo canal do Youtube da instituição e promoveu discussões relevantes, além de reunir diversos profissionais, nacionais e internacionais, da área da saúde. Também contou com a presença de participantes de diversos Estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Minas Gerais e Piauí.

No primeiro dia, estiveram presentes as autoridades: a Secretária de Saúde Chayane Andrade, representado o prefeito Celso Góes, o vereador Pedro Moraes, o magnífico reitor da UniGuairacá, Prof° Ms. Juarez Matias Soares e a Coordenadora do Programa Melhor em Casa, Maria Theresa Melhem Pelisari. Além disso, a Dra. Mariana Borges Dias, coordenadora geral de Atenção Hospitalar e Domiciliar do Ministério da Saúde, fez uma conferência intitulada: ‘A AD como mudança no modelo técnico assistencial’.

Já no segundo dia, a primeira atividade foi sobre a saúde mental dos profissionais de saúde, com a palestra ‘Cuidar de si para cuidar dos outros’, ministrada pela psicóloga Ana Gabriela Bellaver. Teve também, palestra com o médico paliativista Jonathan Vinícius Lourenço Souza, sobre ‘Analgesia em Paciente Domiciliar’. Além das palestras, o evento contou com profissionais convidados de outros estados do Brasil, para a formação da mesa redonda: ‘AD e o trabalho interdisciplinar, Práticas e Experiências’. Além de apresentação de trabalhos científicos e minicursos.

No último dia do SinAd, o médico do Serviço de Atenção Domiciliar, especialista em geriatria, Fabio Junior Modesto e Silva, palestrou sobre o tema ‘Trabalho Interdisciplinar no Atendimento Domiciliar’. A segunda palestra, ‘Comunicação compassiva na atenção domiciliar’, foi com o Dr. Alexandre Ernesto Silva. Também teve mesa redonda com o psicólogo, especialista em cancerologia, Ronny Kurashiki Oliveira, que falou sobre ‘A importância do Serviço Psicossocial e Espiritual nos cuidados paliativos’.