Acontece na UniGuairacá
Que tal uma xícara de chá? por Luciana Camargo
O chá é uma bebida extremamente popular no Oriente e tem sido descrito como o segundo líquido mais ingerido depois da água.
Por: admin
- 22/10/2018 20h48O chá é uma bebida extremamente popular no Oriente e tem sido descrito como o segundo líquido mais ingerido depois da água.
Dentre os chás mundialmente consumidos destacam-se os produtos resultantes do preparo diferencial da planta Camellia sinensis (L.) Kuntze. De acordo com o processo de manufatura, é possível obter-se das folhas da C. sinensis o famoso chá branco, verde, vermelho e preto. Dos componentes ativos presentes nos chás da C. sinensis, destacamos os compostos fenólicos os quais, além de conferir sabor adstringente acentuado ao chá verde e branco, são os responsáveis pelos efeitos benéficos dos chás. Destaca-se uma diversidade de atividades mantenedoras e protetoras da saúde associadas aos chás, entre elas, a redução dos níveis de glicose e colesterol, efeito antioxidante, antifúngico, bactericida e antitumoral.
O chá branco e verde, mais consumido no Oriente, é obtido por processo em que não ocorre fermentação, diferindo na idade das folhas e apresentando a maior concentração de compostos fenólicos e atividade antioxidante sobre radicais livres mais pronunciada, além disso, o chá branco possui a capacidade de inibir a lipase pancreática, contribuindo para o processo de emagrecimento.
O chá vermelho é obtido pela fermentação parcial das folhas da C. sinensis apresentando teor reduzido de compostos fenólicos quando comparados ao verde e branco e atividade antioxidante significativamente reduzido, porém com custo elevado.
Já o chá preto é obtido pela fermentação completa das folhas da C. Sinensis, apresentando teor de compostos fenólicos semelhante ao encontrado no chá vermelho e atividade antioxidante comparável, no entanto o processo de fermentação reduz a adstringência natural da folha, sendo notavelmente o chá mais consumido no Ocidente.
Desse modo, conclui-se que o processo de manufatura interfere na atividade biológica antioxidante dos diferentes tipos de chás, por reduzir a concentração de compostos fenólicos, sendo os chás branco e verde os que apresentam atividade biológica na promoção e proteção da saúde mais evidentes.
Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Luciana Erzinger Alves Camargo
Graduada em Farmácia Bacharelado com habilitação em Análises Clínicas, Farmácia Industrial e Tecnologia de Alimentos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Especialista em Farmácia Magistral pela TECNIFAR
Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste
Doutora em Química Orgânica pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Estadual de Londrina e Universidade Estadual de Ponta Grossa
