Acontece na UniGuairacá
‘Redução de Danos’ pauta estudo de caso nas Clínicas Integradas
Por: admin
- 03/10/2016 18h52Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
O conceito da Redução de Danos (RD) e suas estratégias trouxeram acirradas discussões nas últimas décadas entre defensores e combatentes de sua operacionalização. Para discutir sobre o assunto, a Faculdade Guairacá promoveu uma sessão de estudo de caso na última semana.
Esteve presente a psicóloga Jacqueline Annes Silvério, especialista em dependência química, que atua no CAPS AD (Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas). Jacqueline iniciou sua fala fazendo uma abordagem histórica da relação entre o homem e as drogas, da RD no Brasil e no mundo, das políticas públicas envolvidas e do trabalho desenvolvido no CAPS AD em Guarapuava. “Redução de Danos caracteriza-se como uma abordagem ao fenômeno das drogas que visa minimizar danos sociais e à saúde associados ao uso de substâncias psicoativas. Esse é um novo paradigma que compõe um outro olhar, de respeito às diferentes formas de ser e estar no mundo”.
A atuação em RD hoje tem uma perspectiva mais ampla. Segundo o professor Eduardo Bernardes Nogueira, as estratégias de RD também acompanham o cotidiano de todos, uma vez que elas se traduzem em pequenas rotinas executadas diariamente como, por exemplo, o uso do cinto de segurança. As pessoas não deixam de dirigir seus carros, mas as probabilidades de danos são reduzidas por meio destas medidas.
Durante o estudo de caso na instituição, ainda foram realizados grupos interdisciplinares. O debate girou em torno de ações de Redução de Danos e política pública a partir de um caso apresentado.
