Saída de campo leva acadêmicos de Ciências Biológicas ao Parque Estadual de Vila Velha

Públicado em 03/05/2018
Imprimir
vila velha

Acadêmicos de Ciências Biológicas da Faculdade Guairacá realizaram uma saída de campo no último domingo, 29. O destino foi o Parque Estadual de Vila Velha (PEVV) e a Furna Buraco do Padre, no município de Ponta Grossa. “O principal objetivo da viagem foi conhecer algumas das principais formações geológicas do Brasil, que são os Arenitos (rochas sedimentares litificadas a partir de rochas de dimensão de grãos de areia) e Furnas (cavernas verticais) localizados no PEVV, cuja origem remonta o período Carbonífero, cerca de 340 milhões de anos atrás”, explicou o professor Joelmir Mazon.

A Furna Buraco do Padre é assim nomeada por ter sido um local de meditação de jesuítas no passado, com cachoeiras e fendas de beleza cênica únicas. Na saída de campo, além dos aspectos geológicos, o professor abordou os aspectos ecológicos e fitogeográficos do PEVV, como a vegetação de estepe gramíneo lenhosa (campos naturais com arbustos e árvores esparsos), floresta com araucária e as manchas de cerrado encontradas na região. “Um dos aspectos mais curiosos presenciados foram as práticas com incêndios controlados, que promovem a quebra de dormência de sementes de espécies de cerrado, ajudando este tipo de vegetação a se recompor e ganhar o espaço perdido a espécies invasoras e até mesmo pela própria floresta com araucária”, apontou Joelmir.

A próxima saída a campo se dará no início do mês de junho em Faxinal do Céu, no município de Pinhão, com o objetivo de estudar os diversos grupos de plantas e o efeito outonal sobre elas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*