Acontece na UniGuairacá
Segurança marca retorno gradual das atividades práticas da Clínica de Odontologia da UniGuairacá
Por: admin
- 30/06/2020 14h53Acadêmicos dos últimos períodos de Odontologia da UniGuairacá Centro Universitário retomam de forma gradual as atividades práticas na Clínica de Odontologia.
Os professores João Agadir Pinto Junior, Ana Paula Traiano e Sandra Matnei elaboraram um protocolo para alunos, professores e colaboradores, seguindo as mais rígidas normas de biossegurança que foram devidamente autorizadas pela Vigilância Sanitária do município. Isso tem dado segurança à comunidade acadêmica, especialmente aos alunos que retornaram em função da necessidade do cumprimento de carga prática para a conclusão do curso em tempo hábil. “Algumas regras foram estabelecidas e servirão também como forma de avaliação para futuros atendimentos neste ‘novo normal’ que vivenciaremos na instituição e em nossos consultórios daqui para frente”, apontou Ana Paula.
A professora reforça que o retorno gradual foi muito bem planejado e que todas as ações foram embasadas em pesquisas, levando em consideração a realidade presente e a segurança das pessoas. “Cada ação foi, antes de ser implementada, cuidadosamente discutida com profissionais de saúde. Fizemos vários estudos por meio do Conselho Federal de Odontologia e da Organização Mundial da Saúde. Entendemos nossa responsabilidade e, com grande cautela, construímos um plano de retomada das atividades”.
Protocolos de biossegurança
Foram elaborados protocolos de saúde de modo que a triagem e classificação dos usuários sigam um mesmo fluxo, colaborando para organização do serviço e diminuição da exposição de pessoas com usuários sintomáticos da COVID-19.
Para todos os alunos em atividades práticas são garantidos equipamentos de proteção individual. Logo na entrada da clínica, há um recipiente com hipoclorito de sódio para a desinfecção de calçados. Ainda é aferido possível estado febril, além da carteira de vacinação. Os acadêmicos devem vestir o jaleco branco e sobre ele o jaleco gramatura 40, que deve passar a altura dos joelhos. Também devem utilizar o conjunto de propés, luvas de borracha grossa, touca e óculos de proteção, além do face shield. Em todos os momentos a máscara cirúrgica não pode ser retirada, nem ficar abaixo da linha da boca e do nariz.
Cada estudante atua em um único box, isolado. É realizado um único atendimento por período diário, evitando o acúmulo de pessoas. Após o término dos procedimentos, toda a clínica é higienizada conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. O aluno realiza atendimento dois dias/por dez dias sem realizar procedimentos, respeitando a janela imunológica em protocolo estabelecido pelo município de Guarapuava COVID-19.
Confira o protocolo de biossegurança completo clicando aqui.