Acontece na UniGuairacá
UniGuairacá dá início à sua quarta turma do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde
O programa é pioneiro em Guarapuava e vem promovendo grandes transformações na sociedade.
Por: Poliana Kovalyk
- 13/03/2023 13h00Na última sexta-feira, 10, a UniGuairacá Centro Universitário deu início à sua quarta turma do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde. O programa é pioneiro em Guarapuava e vem se destacando no cenário acadêmico, promovendo grandes transformações na sociedade, conforme apontou a Vice-Reitora, Prof. Dra. Kelly Cristina Nogueira Soares, Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, e coordenadora do Mestrado.
“O Mestrado Profissional é diferenciado porque está voltado para a pesquisa no desenvolvimento de produtos, onde tem o objetivo de promover uma capacitação qualificada no âmbito do trabalho. Com isso, diferentes inovações do conhecimento são gerados, chegando mais rápido para a comunidade e tendo um impacto social maior. Então, ele é bem importante para o desenvolvimento da região".
Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
O Mestrado Profissional em Promoção da Saúde da instituição se concentra na capacitação do mestrando através do estudo de técnicas, processos e temáticas que acabem por atender demandas do mercado de trabalho. No curso, o profissional é provocado para novas experiências de levar para comunidade algo aplicável.
A pesquisa, segundo o professor e bioquímico Carlos Ricardo Maneck Malfatti, pode ser mais do que gerar conhecimento, pode também ter esse viés e olhar empreendedor. E para mostrar como é possível a união da pesquisa e do empreendedorismo, o biomédico trouxe para degustação uma cerveja com base biotecnológica, produto fruto de pesquisa empreendedora. O produto já tem patente registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e está em negociação com investidores.
“Eu venho trazer hoje algo que muito nos orgulha, que é uma base biotecnológica, vem da universidade, fruto de algumas patentes e muitos mestrandos e doutorandos envolvidos. É um cerveja que usa o extrato de uma planta. Isso vem de pesquisa e hoje vira negócio”.
