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UniGuairacá explora como brinquedos moldam o cérebro das crianças em nova exposição

Brinquedos como ferramentas de aprendizagem: exposição mostra o impacto no desenvolvimento infantil

Por: Lucas Scotini

- 11/11/2024 17h59

Os brinquedos são uma constante na vida das crianças, mas, além de oferecerem entretenimento, eles desempenham um papel fundamental no aprendizado e no desenvolvimento cognitivo. Eles não são apenas objetos de diversão: podem ensinar, estimular a curiosidade e ajudar as crianças a explorar o mundo ao seu redor, desenvolvendo habilidades essenciais como pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade.

Nesta última semana, o colegiado de Psicologia da UniGuairacá Centro Universitário realizou uma exposição inovadora voltada para o desenvolvimento infantil. A atividade, organizada pelos alunos da disciplina de Psicologia da Infância, apresentou brinquedos projetados para diferentes faixas etárias, com o objetivo de ilustrar teorias do desenvolvimento cognitivo infantil, como a Epistemologia Genética, de Jean Piaget.

A Epistemologia Genética, proposta por Piaget, explica como o conhecimento se desenvolve ao longo da infância. Piaget acreditava que as crianças não simplesmente absorvem informações, mas constroem ativamente seu conhecimento, organizando-o em diferentes estágios. 

Cada fase do desenvolvimento cognitivo tem características próprias que moldam a maneira como as crianças percebem e interagem com o mundo. Na exposição, os alunos utilizaram essa teoria para criar brinquedos específicos para cada fase, mostrando como o brincar pode ser uma ferramenta de aprendizado que acompanha o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Para ilustrar essas teorias, foram utilizados brinquedos heurísticos, objetos simples como tecidos, potes, caixas e peças de madeira. Esses brinquedos não possuem um objetivo fixo, permitindo que as crianças explorem livremente, estimulem sua curiosidade e desenvolvam habilidades como coordenação motora, pensamento crítico e resolução de problemas. Ao manipular esses materiais, as crianças exercitam a capacidade de formular hipóteses e testar possibilidades, construindo seu conhecimento de forma ativa e intuitiva.

Segundo o professor Antonio Alexandre, responsável pela disciplina, o projeto foi desenvolvido para que os futuros psicólogos compreendessem na prática como os brinquedos e brincadeiras podem servir como mediadores no desenvolvimento cognitivo e social das crianças. “A linguagem universal da criança é a brincadeira, e é por meio dela que conseguimos observar como ela interage com o mundo. Os brinquedos são ferramentas essenciais para auxiliar na construção do conhecimento infantil”, afirmou.

Além de demonstrar a teoria na prática, a atividade teve um propósito pedagógico fundamental: preparar os alunos para aplicar essas teorias em contextos reais de intervenção psicológica. “É uma formação ampla para o psicólogo, que vai além do aprendizado teórico e permite que o aluno aprenda a utilizar esses conhecimentos em práticas reais. Trabalhar com brinquedos é uma das formas mais fundamentais de intervir no desenvolvimento infantil, algo que eles certamente usarão no futuro,” destacou o professor.