Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

A atuação do médico veterinário frente à saúde pública, por Tatiana Bischof Chicalski

O médico veterinário é um profissional capaz de atuar em muitas frentes.

24/02/2022 08h45

O médico veterinário é um profissional capaz de atuar em muitas frentes. É comum, por falta de informação, grande parte da população relacionar esta profissão apenas à saúde dos animais. 

Cada vez mais a Medicina Veterinária está presente na saúde pública, assumindo importante papel na prevenção de doenças, na garantia da qualidade de alimentos de origem animal, na pesquisa e combate a surtos e epidemias. 

A partir da Resolução n°287 do Conselho Nacional de Saúde, o médico veterinário é oficialmente considerado um profissional da saúde. Com mais de cinquenta anos de regulamentação da profissão no Brasil, as atividades desempenhadas ocupam cada vez mais destaque, como a organização de campanhas de vacinação, que envolvem doenças como a leishmaniose, raiva canina e bovina, importantes exemplos de zoonoses (doenças transmitidas entre homem-animal), já que mais de 60% dos patógenos causadores de doenças em humanos podem ser transmitidas por animais.

Estes serviços prestados à população apresentam como característica habitual grande competência na organização, logística, união dos profissionais, comunicação e proximidade com a população em geral. Tudo isso faz com que o médico veterinário esteja presente no dia a dia de todos!