Acontece na UniGuairacá
A atuação do médico veterinário frente à saúde pública, por Tatiana Bischof Chicalski
O médico veterinário é um profissional capaz de atuar em muitas frentes.
Por: Poliana Kovalyk
- 24/02/2022 08h45
O médico veterinário é um profissional capaz de atuar em muitas frentes. É comum, por falta de informação, grande parte da população relacionar esta profissão apenas à saúde dos animais.
Cada vez mais a Medicina Veterinária está presente na saúde pública, assumindo importante papel na prevenção de doenças, na garantia da qualidade de alimentos de origem animal, na pesquisa e combate a surtos e epidemias.
Veja também
- Vivendo na prática: Acadêmicos dos cursos de Gestão e Tecnólogos visitam Ambev Cervejaria
- Futsal Feminino UniGuairacá Sub-11 garante 4º Lugar no Paranaense de Base 2025
- Medicina Veterinária UniGuairacá abre inscrições para cadastro reserva para professor não titular
- Randori/UniGuairacá: judoca conquista vaga nos Jogos Escolares Sul-Americanos 2025
A partir da Resolução n°287 do Conselho Nacional de Saúde, o médico veterinário é oficialmente considerado um profissional da saúde. Com mais de cinquenta anos de regulamentação da profissão no Brasil, as atividades desempenhadas ocupam cada vez mais destaque, como a organização de campanhas de vacinação, que envolvem doenças como a leishmaniose, raiva canina e bovina, importantes exemplos de zoonoses (doenças transmitidas entre homem-animal), já que mais de 60% dos patógenos causadores de doenças em humanos podem ser transmitidas por animais.
Estes serviços prestados à população apresentam como característica habitual grande competência na organização, logística, união dos profissionais, comunicação e proximidade com a população em geral. Tudo isso faz com que o médico veterinário esteja presente no dia a dia de todos!





