Acontece na UniGuairacá
Acadêmica de Ciências Biológicas da Guairacá recebe Menção Honrosa por pesquisa científica
A acadêmica de Ciências Biológicas Maria Fernanda concorreu entre 798 trabalhos inscritos e com mérito recebeu Menção Honrosa.
Por: admin
- 01/11/2019 19h36Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Maria Fernanda Subtil Gallo, acadêmica de Ciências Biológicas da Faculdade Guairacá, foi premiada com Menção Honrosa de trabalho destaque pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A pesquisa de Iniciação Científica intitulada 'Espécies arbóreas associadas à Zanthoxylum Rhoifolium Lam. em um fragmento de Floresta Ombrófila Mista Aluvial' conquistou a primeira colocação das Ciências Agrárias. Ao todo, foram 798 trabalhos inscritos.
Durante a pesquisa, Maria Fernanda acompanhou a composição florística de um ecossistema florestal conhecido como floresta ombrófila mista. Ela estudou diversas espécies arbóreas que se desenvolvem próximas à árvore Zanthoxylum rhoifolium Lam, chamada popularmente de mamica-de-cadela. Ao fazer esse acompanhamento, ela pode distinguir quais plantas ficam próximas umas das outras para beneficiar o próprio crescimento e, assim, crescerem juntas. “Foi muito importante esse estudo porque eu pude concluir que tinha uma espécie que ficava mais próxima do leito do rio e outras espécies ficavam mais distantes”, comenta a acadêmica.
Maria Fernanda desenvolveu a Iniciação Científica, financiada pelo CNPq, com a orientação do professor da Unicentro Luciano Farinha Watzlawick. A oportunidade surgiu através do incentivo do professor de Botânica da Guairacá, Joelmir Mazon. Para a acadêmica, o trabalho ampliou novos horizontes no âmbito da pesquisa. “Foi algo único, com essa pesquisa consegui amadurecer bastante, descobrir coisas que eu não sabia que poderiam existir e, principalmente, agregou muito conhecimento”, conta.
A estudante também aproveitou a ocasião para agradecer a Faculdade Guairacá, ao Diretor Geral, Juarez Matias Soares, e a Unicentro pelas possibilidades de pesquisa e crescimento acadêmico.
