Acontece na UniGuairacá

42. 3622-2000 Frequentes na Uniguairacá

Acadêmica da UniGuairacá publica pesquisa na Revista Brasileira de Futsal e Futebol

O artigo foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso da sua primeira graduação, em Educação Física.

25/05/2021 14h35

A acadêmica Aline Bevervanzo dos Santos, do 3º Período de Fisioterapia da UniGuairacá Centro Universitário, teve sua pesquisa publicada na Revista Brasileira de Futsal e Futebol: Periódico do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício. 

O artigo foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso da sua primeira graduação, em Educação Física Bacharelado. “Ele foi de suma importância para o meu desenvolvimento profissional e hoje me sinto lisonjeada pela publicação na Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Agradeço imensamente aos mestres da UniGuairacá que me orientaram durante a elaboração”. O artigo também teve participação dos professores Flávia Ângela Servat Martins, Luiz Augusto da Silva e Júlio César Lacerda Martins.

O trabalho publicado intitula-se ‘Análise eletromiográfica dos quadríceps femorais em atletas amadoras de futsal e voleibol’. O objetivo foi avaliar a relação da contração muscular do quadríceps femoral entre atletas amadoras de futsal e voleibol. Para isso, foi desenvolvida uma análise comparativa da contração muscular do quadríceps femoral das atletas de cada modalidade. A análise estatística inferencial comparou as variáveis com a utilização do teste T para amostras independentes.

De acordo com a estudante, os resultados apresentaram diferenças nos músculos reto femoral esquerdo e vastos laterais esquerdo e direito. “Entre as hipóteses levantadas para essas diferenças, pode-se identificar a especificidade desses músculos necessários em cada esporte, o período do macrociclo de treinamento em que se encontram as atletas, a frequência em treinamento de força, ou de forma mais provável, todos esses fatores associados”, explicou.

A pesquisa pode ser conferida na íntegra clicando aqui.