Acontece na UniGuairacá
Acadêmicos da Guairacá realizam ação de responsabilidade social em Reserva do Iguaçu
Por: admin
- 05/04/2016 21h37Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
No último sábado, 02, a Cruz Vermelha Brasileira filial Paraná (CVB-PR) e a Agência Mundial de Desenvolvimento Humano e Social (AMDHeS) realizaram uma grande ação de voluntariado e de responsabilidade social na cidade de Reserva do Iguaçu, em parceria com a Faculdade Guairacá. A ação teve como objetivo fazer o levantamento demográfico com a situação dos dados de saúde da população.
A ação faz parte da AMDHeS que, no Brasil, será chamado de ‘Médicos de Casa em Casa’. O projeto atenderá a três municípios desta região. Todo o projeto se baseia em ações de voluntariado, sem nenhuma conotação político partidária, como fez questão de frisar o coordenador do projeto, Dr. Eduardo Emerson Fiala. Após o levantamento e catalogação dos dados, equipes médicas compostas por profissionais e estudantes da área da saúde visitarão uma vez por mês as famílias que serão apoiadas pelo projeto.
Orientada pelo Dr. Eduardo Emerson Fiala e pela Dra. Eliana Reynaldo, contando também com a Sra. Jocelaine Rottini, a Faculdade Guairacá organizou a sua logística de captação de acadêmicos voluntários, que incluiu estudantes de todos os cursos de Reserva do Iguaçu, Foz do Jordão, Cantagalo, Candói e Guarapuava.
Participaram da ação cerca de 80 estudantes e a eles foram destinadas missões dentro do projeto. Coube aos alunos e alunas do curso de Gastronomia elaborar o cardápio, organizar e providenciar as compras, preparar e servir o almoço e deixar tudo em ordem na cozinha e refeitório da Escola Municipal Pedro Siqueira, que cedeu suas instalações. Após treinamento realizado no dia 01º de abril no auditório da faculdade, couberam aos demais estudantes a visita de casa em casa para o preenchimento dos questionários, cujos dados serão transcritos e organizados para o fechamento do diagnóstico e das demais ações.
Segundo os organizadores, o dia foi de muito aprendizado para todos que participaram da ação. Todos esperam ansiosos os próximos passos do projeto, porque entendem que a ação voluntária pode e fará uma grande diferença na vida das pessoas que serão atendidas pelo projeto ‘Médicos de Casa em Casa’, não só em Reserva de Iguaçu como nos dois outros municípios.
