Acontece na UniGuairacá
Acadêmicos de Odontologia da Guairacá elaboram material sobre lesões cancerizáveis
Com base nos conceitos da Pirâmide do Aprendizado, os alunos da instituição também elaboraram um seminário e materiais de estudo.
Por: admin
- 27/02/2019 19h44Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Há diversas formas de ensinar e aprender. Os acadêmicos do 8º Período de Odontologia da Faculdade Guairacá passaram por uma experiência diferente de aprendizado, com eles próprios ensinando uns aos outros. A atividade foi ministrada pela professora Ana Paula Traiano na disciplina de Estomatologia.
Após a aula teórica, com o tema ‘Lesões Cancerizáveis’, os alunos elaboraram um material completo, contendo vídeos, relatos de pacientes, questões do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), conteúdo teórico da disciplina e bibliografias sobre o tema. Todo o material foi apresentado por um grupo de acadêmicos aos demais colegas, em uma "aula" organizada por eles. A atividade, na última sexta-feira, 22, teve como base os conceitos da Pirâmide do Aprendizado.
O aprofundamento teórico no conteúdo também rendeu a produção de uma cartilha sobre como fazer o autoexame de câncer oral, também elaborada pelos próprios alunos. Em forma de folder, a cartilha também traz informações sobre o que é o câncer oral, como prevenir e que tipo de lesões podem ser encontradas.
O que é a Pirâmide do Aprendizado?
Desenvolvida pelo psiquiatra americano William Glasser, a Pirâmide do Aprendizado defende a teoria de que o estudante aprende e memoriza melhor quando explica o conteúdo para alguém, ou seja, ensinar é o melhor método para aprender. A professora Ana Paula explica que esta forma de aprendizado pode ser utilizada para uma melhor fixação do conteúdo. “Explicando, você consegue obter 95% do conhecimento do conteúdo, então quando o aluno ‘dá uma aula’, ele absorve muito mais do que só lendo ou escutando”. Para ela, o resultado foi impressionante. “Os alunos souberam dominar o conteúdo, conseguiram se expressar muito bem e me surpreenderam com o conteúdo dessas aulas que apresentaram”, complementa Ana Paula.
